7 setembro 2022

Padres e congregações em declínio levam ao encerramento de igrejas

Fotografia DR

DACS com The Tablet

Igrejas nas dioceses de Northampton e Nottingham estão a enfrentar o encerramento devido ao declínio das congregações e da grave escassez de padres.

Na Diocese de Northampton, o encerramento de St. Bernadette's, Rockwell e St Patrick's, Corby foi anunciado após uma revisão liderada pelo bispo David Oakley. A diocese disse em comunicado: “É importante que exerçamos uma administração prudente na forma como alocamos os nossos recursos limitados para a manutenção das propriedades diocesanas”.

O bispo Oakley escreveu aos paroquianos de St. Bernadette's em Julho “com o coração muito pesado”, reconhecendo que a diocese “sabe há alguns anos que não seria possível continuar com tantos edifícios da igreja e outras propriedades”.

“O número de pessoas que vivem a sua fé católica indo à missa dominical tem vindo a cair. O número de padres que temos disponíveis para o ministério activo também está a decair”, afirmou.

“Por favor, tenham a certeza”, continuou, “que nenhum bispo quer fechar um edifício da igreja. Isso contraria o nosso instinto de crescer a vida e o ministério pastoral da nossa diocese”.

A missa final em St. Bernadette's – uma das três igrejas “satélites” de St. Edward’s, Kettering – foi celebrada a 21 de Agosto. A missa final em St. Patrick's deverá ser celebrada na quarta-feira, 1 de Setembro, com sua congregação agora servida por uma missa de domingo adicional em St. Brendan's, Corby, cujo pároco já serviu a igreja.

Em Nottingham, o próximo ano verá o número de paróquias reduzido de 105 para 52, já que o número de padres no ministério activo cai em 12% para 67, segundo um padre sénior. A maioria das paróquias irá tornar-se maior, o que significa que apenas 11 das 130 igrejas da diocese serão fechadas.

Estes números foram relatados pelo padre Joseph Wheat, vigário geral da diocese e cónego da sua catedral, na sua homilia na paróquia leste de Nottingham a 21 de Agosto. Afirmou que apenas dois terços das congregações regressaram à missa desde a pandemia.

“A situação exige uma mudança fundamental na forma como a Igreja vive e trabalha”, disse, acrescentando que “a remoção do celibato obrigatório já estaria muito atrasada”, assim como “o sacerdócio não ser restrito aos homens”.

Continuou: “A questão de quem lidera a Igreja em diferentes níveis precisa de ser abordada. Não podem ser apenas clérigos e precisamos de levar a sério a necessidade de liderança leiga e realmente fazer algo para realizá-la”.

O Tablet abordou a Diocese de Nottingham para tentar obter um comentário.

Artigo de Patrick Hudson, publicado no The Tablet a 30 de Agosto de 2022.