7 outubro 2022

Novo relatório pede ao Sínodo que “ouça as vozes das mulheres”

Fotografia CWC

DACS com La Croix International

Conselho das Mulheres Católicas (CWC), que inclui mais de 60 organizações de todo o mundo, reúne-se em Roma com responsáveis do Sínodo.

“Ouçam as vozes de mulheres de todo o mundo”

Esta é a mensagem que o Conselho das Mulheres Católicas (CWC), um grupo abrangente de mais de 60 organizações de todo o mundo, tentou transmitir ao Sínodo dos Bispos num novo relatório divulgado esta semana.

O documento de 18 páginas, baseado em entrevistas que as várias associações membros realizaram com mulheres católicas nos cinco continentes, foi divulgado na segunda-feira.

“Apesar das diferenças nas culturas e vidas das mulheres entrevistadas, uma palavra surge continuamente: frustração”, disse Carmen Chaumet, de 29 anos, do Comité de la Jupe, um grupo francês que é membro do CWC.

“As mulheres estão frustradas com o abuso de poder, clericalismo, discriminação, sexismo e medo que sentem nos círculos da Igreja”, diz o CWD.

“As mulheres são tratadas como assistentes”

Começa por rever as questões que foram levantadas em cada continente, incluindo a Europa, onde afirma que “as mulheres são tratadas como assistentes e se estão a afastar da Igreja para formar grupos que oferecem espaços de partilha e oração”.

O relatório volta-se então para a crise dos abusos sexuais na Igreja.

Denuncia em particular “redes católicas puramente masculinas” que “censuram” relatórios e documentação sobre “questões de abuso, exploração e a posição das mulheres na Igreja”.

O texto também reflecte sobre os sacramentos, incluindo a Eucaristia e a sua linguagem que “nega, exclui ou diminui simbolicamente a metáfora do rosto feminino de Deus”.

O documento do CWC faz uma série de recomendações, pedindo acções para “facilitar a plena participação (das mulheres) na vida da Igreja”, construir “comunidades inclusivas, participativas e acolhedoras de todas as pessoas na celebração da Eucaristia”, e “abrir todos os ministérios ordenados às mulheres”.

“Palavras muito francas”

O documento é destinado aos bispos.

“Queríamos participar no processo sinodal em curso”, disse Chaumet, que conduziu “sessões de escuta” em França como parte da preparação do relatório.

Uma delegação do Conselho das Mulheres Católicas esteve em Roma na terça-feira e apresentou o relatório à Irmã Nathalie Becquart, subsecretária da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

“Tivemos palavras muito francas, mas a Ir. Nathalie Becquart foi totalmente atenciosa”, disse Chaumet, responsável pelas relações com associações estrangeiras do Comité de la Jupe.

O Papa Francisco recebeu na segunda-feira o primeiro rascunho da síntese continental para o “Sínodo sobre a sinodalidade”, um texto composto pelas sínteses apresentadas pelas conferências episcopais nacionais de todo o mundo.

Chaumet observou que o documento do CWC levanta muitas preocupações e questões semelhantes encontradas em vários dos relatórios das conferências que entraram na síntese.

“No entanto, o nosso documento tem palavras mais fortes, porque as mulheres que entrevistamos não ficaram em segundo plano”, explicou.

A síntese continental será agora corrigida e traduzida para os idiomas pertinentes antes de ser apresentada nas dioceses de todo o mundo nos próximos dez dias.

Artigo de Félicien Rondel, publicado no La Croix International a 6 de Outubro de 2022.