5 novembro 2022

30 dias de oração com D. Delfim Gomes-Dia 2

Fotografia DR

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira

Sábado, 5 de novembro - O Bispo Titular e o Bispo Auxiliar.

Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, são chamados a ser Pastores na Igreja, recebendo, pela
própria consagração, o múnus de santificar, de ensinar e de governar. Aos denominados Bispos
diocesanos é‐lhes confiado o cuidado de uma dada diocese. Os restantes Bispos são nominados de titulares (CDC 375‐376). Assim acontece com os Bispos auxiliares, que não tendo jurisdição eclesiástica em seu nome, sobre uma porção do povo de Deus, recebem o título de uma antiga igreja (diocese) já desaparecida.

Ao Bispo auxiliar cumpre o grave papel de assistir ao Bispo diocesano em todo o governo da Diocese, e de o substituir na sua ausência e impedimento. Os Bispos auxiliares são, assim, chamados a partilhar da solicitude do Bispo diocesano, com o qual deverão estabelecer a harmonia de ação e de espírito, no exercício das suas funções (CDC 405; 407).

Na nomeação de 7 de outubro de 2022, o Papa Francisco atribuiu a D. Delfim Gomes a titularidade de Dume, antiga diocese localizada nos arredores de Braga, criada em 558 e incorporada na Diocese bracarense em 1101.

A diocese de Dume deveu a sua criação ao monge e presbítero Martinho e ao mosteiro que fundou junto da igreja de Dume, verdadeiros luzeiros da fé e da cultura cristãs em tempos de contendas territoriais, políticas e religiosas.

São Martinho de Dume, elevado a Bispo Metropolita de Braga em 569, é desde 1985 o padroeiro da Arquidiocese de Braga.

Inspirados pelos ensinamentos de São Martinho de Dume, dirigimos ao Senhor as nossas preces para que conceda aos Pastores da Sua Igreja as virtudes da prudência, da magnanimidade, da continência e da justiça.

2022.11.04

Sandra Maria Vale, Bruno Luís Rodrigues e Ir. Maria José Oliveira