Arquidiocese de Braga -
31 janeiro 2023
Alunos de Esposende acolhem símbolos da JMJ com alegria
DM - Jorge Oliveira
A Cruz peregrina e o Ícone Mariano estiveram de manhã na Escola Secundária Henrique Medida, entre as 8h30 e as 11h30, onde foram dinamizadas algumas atividades com jovens alunos.
Depois de recebidos na Arquidiocese de Braga, no domingo, na Ponte da Amizade, vindos da Diocese de Viana do Castelo, e de uma primeira celebração comunitária na Igreja de Antas, à noite, com as presenças do Arcebispo de Braga e seus auxiliares, e do presidente da Fundação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, os símbolos da JMJ cumpriram ontem o segundo dia de peregrinação no Arciprestado de Esposende.
A Cruz peregrina e o Ícone Mariano estiveram de manhã na Escola Secundária Henrique Medida, entre as 8h30 e as 11h30, onde foram dinamizadas algumas atividades com jovens alunos.
“Nos intervalos os jovens aproximaram-se, houve cânticos, momentos de oração, muitos entusiasmo juvenil à volta dos símbolos”, descreveu o padre Rui Jorge Neiva, do Comité Organizador Arciprestal de Esposende.
De seguida, houve uma peregrinação a pé pela cidade, com a colaboração da GNR, até à igreja Matriz de Esposende, onde a Cruz e o Ícone Mariano ficaram em exposição durante toda a tarde.
Segundo o sacerdote, estes momentos contaram com a presença e participação de muitos jovens e adultos, demonstrando espírito de comunhão e vontade caminhar juntos rumo à JMJ. A maioria nunca tinha visto de perto nem estado próximo dos símbolos.
“A participação foi mais do que eu esperava. Mesmo no domingo foi uma boa surpresa”, assinalou o padre Rui Neiva, destacando que em todos estes momentos de preparação da JMJ “houve muito respeito, muita alegria e sobretudo muito entusiasmo”.
À noite, o bispo D. Delfim Gomes presidiu à celebração da Eucaristia, na igreja Matriz, solenizada por um grupo coral formado por jovens de diversas paróquias do arciprestado.
Hoje, último dia de peregrinação em Esposende, os símbolos estão na zona sul do arciprestado, na igreja Matriz de Apúlia, onde ficam em exposição das 9h até às 18h30, hora em que será feita a oração de envio, presidida pelo bispo D. Nuno Almeida, seguida da passagem ao arciprestado da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Partilhar