Arquidiocese de Braga -

13 fevereiro 2023

Padre Abílio Gomes Correia é celebrado em São Mamede

Fotografia DR

Equipa de Comunicação São Mamede

O dia foi vivido na adoração pessoal ao Santíssimo Sacramento, de forma exemplar, como testemunho de fé eucarística, e gratidão a Deus pelo dom que o Padre Abílio representa para comunidade.

\n

Em comunhão com a comunidade, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, presidiu às celebrações de encerramento (adoração comunitária, e Eucaristia) que a igreja de São Mamede promoveu no último dia 9, por ocasião do 141º aniversário de nascimento do Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia. 

O dia foi vivido na adoração pessoal ao Santíssimo Sacramento, de forma exemplar, como testemunho de fé eucarística, e gratidão a Deus pelo dom que o Padre Abílio representa para comunidade.

Na sua Homilia, D. José evidenciou o pensamento evocado na adoração, legado do Padre Abílio numa das publicações do Mensageiro Eucarístico: “É na Hóstia do Sacrário que os jovens irão buscar o alimento dos forte, a vida divina, o conforto para as lutas. Amá-la com a oração e o sacrifício, com o Pão da Vida, então já os jovens estarão dispostos a seguir a Cristo ‘por onde quer que Ele vá’, até trazer muitos até Cristo e à Igreja”. (Mensageiro Eucarístico1956 Ano XXXXII, nº 10 p. 235). 

Com isto apelou ao entusiasmo e envolvimento da comunidade, em particular os grupos mais ligados à juventude como a catequese e os escuteiros, no dinamismo da Jornada Mundial da Juventude. E neste espírito confiou ao Senhor, por intermédio do Servo de Deus, o Padre Abílio, os jovens desta comunidade, da nossa Arquidiocese, os que estarão entre nós nos Dias nas Dioceses, bem como todos os jovens que participarão na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

No final da eucaristia o Cónego Avelino Amorim, pároco de Este S. Mamede, agradeceu ao arcebispo, não só a sua presença nesta celebração, como também todo o contributo que tem prestado à Causa do Padre Abílio.

Agradeceu ainda a todos quantos colaboraram na preparação deste dia: aos jovens e seus animadores, que estão a fazer caminho com Cristo; aos escuteiros, catequistas e catequizandos; às zeladoras e ao grupo coral que, com os cânticos, ajudaram a rezar melhor! Referiu ainda que o processo do Padre Abílio está em fase de conclusão, esperando que possa ser declarado Venerável no centenário do primeiro Congresso Eucarístico Nacional (2024).

Para os próximos tempos, o Cónego Avelino Amorim, lançou dois objetivos concretos: inaugurar a página web e definir o projeto de intervenção para requalificar o Chamor, local onde o Padre Abílio edificou um monumento ao Coração Eucarístico de Jesus.