Arquidiocese de Braga -

13 fevereiro 2023

Símbolos da JMJ mexeram com a comunidade de Amares

Fotografia DR

Depois de um dia dedicado às instituições, os símbolos percorreram as igrejas.

\n

A peregrinação dos símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 terminou sábado a sua passagem pelo Arciprestado de Amares, passando agora para o vizinho Terras de Bouro. Os responsáveis do Comité Organizador Arciprestal (COA) mostraram-se convencidos que a passagem dos símbolos mexeu com  os jovens em particular, com os católicos e com a comunidade de Amares em geral.

A convicção foi revelada ao Diário do Minho, por Simão Silva, do COA, também ele entusiasmado pela forma como a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos, por todos: primeiro nas instituições, anteontem e, durante o dia de ontem, num périplo por todas as igrejas do Arciprestado. “Estamos muito, muito satisfeitos pela forma como os símbolos foram recebidos. Vemos que a população e a comunidade em geral está muito envolvida nas atividades. Por onde passamos, as pessoas saúdam os símbolos, lançam flores, fazem vénias aos símbolos, fazem as próprias orações, seja nas igrejas na rua. Diria que, com certeza, os ímbolos estão a mexer com as pessoas, incluindo os jovens”, afirmou Simão Silva, já em jeito de balanço.

Aliás, este responsável mostrou-se igualmente agradavelmente surpreendido pela forma como os amarenses se organizaram para acolher os símbolos da Jornada, bem como o “carinho” com que foram recebidos. “Estamos verdadeiramente entusiasmados e muito satisfeitos com a resposta das pessoas, dos jovens em particular e da comunidade em geral”, disse, agradecendo.

Terras de Bouro acolheu os símbolos da JMJ no sábado

Entretanto, a peregrinação dos símbolos terminou a sua passagem por Amares e começou a “evangelização” em Terras de Bouro. A receção aconteceu por volta das 17h, no Santuário da Abadia, onde depois houve uma eucaristia, seguida da peregrinação até à vila do Gerês. Às 21h, realizou-se uma vigília, antes da partida para o Santuário de São Bento da Porta Aberta.