Arquidiocese de Braga -
20 fevereiro 2023
Canto solene da Paixão segundo S. Mateus em Barcelos

Pe. Miguel Miranda
Obra do Pe. Miguel Carneiro
A peça “A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus”, do Pe. Miguel Carneiro, é apresentada no Arciprestado de Barcelos nos dias 10 e 11 de março, nas igrejas paroquiais de São Bento da Várzea (21h30m) e Manhente (21h), respetivamente.
A obra é apresentada como um proposta de vivência espiritual, segundo a via da beleza que a verdadeira arte sempre transmite, deste Tempo de Quaresma. A composição é dedicada a “todos aqueles que sofreram os tempos apocalípticos da pandemia, entre angústias e esperanças, e, tantas vezes, só acompanhados pela solidão”.
Este canto solene, obra para solistas, coro e órgão, será dirigido pelo próprio autor. “A Paixão de Jesus é um acontecimento central na história humana. A própria história está dividida em Ante de Cristo e Depois de Cristo”, afirma o compositor, que conclui: “Quantas vezes nas nossas vidas não sentimos o abandono de Deus? Jesus (…) também o sentiu. Apesar de Se sentir completamente abandonado, humanamente, Jesus invoca: “Meu Deus, meu Deus…”.
Natural de Guimarães, o Pe. Miguel Carneiro foi ordenado em 1957. No seu percurso musical foi particularmente influenciado por aquele que foi seu mestre em composição, Manuel Faria. Em 1959, é convidado para colaborar com Mons. Lopes da Cruz, fundador e director da Rádio Renascença. Frequentou depois o Conservatório de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Superior de Canto com o Prof. Oliveira Lopes. Actualmente, é colaborador da RTP na selecção dos coros que participam na Eucaristia Dominical. Foi também colaborador assíduo da Revista de Música Sacra.
Partilhar