Arquidiocese de Braga -

17 abril 2023

Benção da nova Porta do Salão Paroquial de Esmeriz

Fotografia Pe. Nuno Vilas Boas

Pe. Nuno Vilas Boas

«Abri as portas a Cristo. Não tenhais medo!»

\n

No dia 09 de Abril, Domingo de Páscoa, a comunidade paroquial de S. Pedro de Esmeriz, no momento de recolher os Compassos Pascais em peregrinação até ao local da Eucaristia, deteve-se para a bênção da nova porta principal do salão paroquial de São Pedro de Esmeriz.

Depois de uma de um dia vivido com alegria e fé, com presença das 5 cruzes e cerca de 40 elementos no Compasso Pascal, a comunidade paroquial presente inaugurou e acolheu a bênção da nova porta do salão paroquial.

«Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas económicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem "o que é que está dentro do homem". Somente Ele o sabe!» (João Paulo II | HOMILIA NO INÍCIO DO SEU PONTIFICADO | Domingo, 22 de Outubro de 1978).

Foi a partir destas palavras inaugurais de S. João Paulo II que se descobriu um filão para erigir esta porta: «Abri as portas a Cristo. Não tenhais medo». Reconhecendo os tempos de missão e desafio, o espaço multifacetado que acolhe a evangelização, o culto e momentos de cultura, descobriu-se o mote para construção desta porta.

Uma porta que acolhe e envia. Do Cristo crucificado ao Cristo ressuscitado. Esta porta feita em vidro e inox ripado (lacada madeira) reserva o mistério e já antevê a ressurreição! Para entrar precisamos de tocar nos braços do crucificado (puxadores da porta), a Ele seguros e segurados, percorremos este caminho da vida e de fé até à luz do ressuscitado (presbitério). Por fim, iluminados pela graça e alegria da ressurreição de Jesus Cristo, todo o cristão é convidado a partir e abrir portas sem medo!

A génese e autoria dos estudos dos são fruto do trabalho de Rui Sampaio, do Conselho Económico cessante e do atual, em colaboração com o pároco padre Nuno Vilas Boas e a serralharia Paulo A. Carvalho, que, desde o período pandémico, foram trabalhando amadurecendo a temática, forma, materiais para a porta principal do Salão paroquial.

Na verdade, este espaço com cerca de 40 anos de existência tem ajudado a abrir portas para muitos, no âmbito, da catequese, na fé e religiosidade, na cultura e convívio e, acima de tudo, a redescobrir a novidade de Jesus Cristo, mormente, a força da sua redenção e da sua graça.

Todo este trabalho da é composto de muita partilha e técnica, mas também de muita bondade, isto é, graças aos Conselhos Económicos, à dedicação dos Delegados de Zona, algumas pessoas e famílias beneméritas foi possível sonhar, pensar, partilhar ideias e deixar, de modo humilde, esta marca que embeleza não só a salão paroquial, mas que convida, todo aquele que passa: “Abri as portas a Cristo. Não tenhais medo!”