Arquidiocese de Braga -

17 abril 2023

Bom Jesus celebra dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Fotografia DACS

Confraria do Bom Jesus do Monte

Neste dia haverá visita gratuita ao Coro Alto e Torre Sineira.

\n

A Confraria do Bom Jesus, em colaboração com a Direção geral do Património Cultural e o ICOMOS, celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios nesta terça-feira, dia 18 de abril, com a visita gratuita ao Coro Alto e Torre Sineira.

Consciente da responsabilidade de ser a gestora de um sítio Património Mundial da UNESCO, a Confraria decidiu acompanhar o tema e propõe essa atividade como forma de disponibilizar a todos o acesso de forma gratuita ao espaço, onde é possível visitar um espólio diverso desde sinos do antigo carrilhão do Bom Jesus, algumas peças a eles ligadas que permitem conhecer a história do sino. Também é possível ver paramentaria e alfaias litúrgicas que enriquecem a experiência e o conhecimento sobre o Bom Jesus.

A grande surpresa deste espaço é a vista inédita que o visitante tem sobre o Santuário, a cidade de Braga e a região a partir de um espaço único. Para todos os que possam visitar o Bom Jesus nesta data, a visita ao Coro Alto e Torre Sineira decorre entre as 9h e 16h30.

O Cónego Mário Martins, considera que é um privilégio subir ao cimo da Torre Sineira e observar todo o maravilhoso e diverso património natural e cultural, deste local único, e é uma oportunidade para refletir sobre um mundo em constante transformação e a necessidade de definir planos de ações que nos levem a uma ecologia integral. 

A Confraria do Bom Jesus tem seguido as orientações da encíclica Laudato Si, procurando um desenvolvimento mais responsável, combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Durante este ano, até ao presente mês foram plantadas mais de 2000 árvores autóctones e espera-se plantar mais 3000 entre novembro e dezembro. No Bom Jesus, “o Património será sempre um elemento de resiliência e estabilidade. Visitar o Bom Jesus do Monte é fazer uma experiência de espiritualidade e ao mesmo tempo usufruir de um espaço natural de beleza invulgar”.

Data foi aprovada pela UNESCO

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. O objetivo deste dia é sensibilizar a população para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção, salvaguarda e valorização. O tema deste ano de 2023, é subordinado ao tema Património e Mudança.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsiona a divulgação deste tema com a finalidade de dar seguimento à preocupação manifestada pelo ICOMOS e expressa na declaração de Emergência Climática em 2020, continuando, assim, a promover o potencial do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.

Segundo a Direção Geral do Património Cultural “com o tema “Património e Mudança” pretende-se divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde. Refletindo os desafios e ameaças do tempo em que vivemos, Património e Mudança traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança”.