Arquidiocese de Braga -

17 abril 2023

Semana Académica do IPCA arrancou com desafio à humanização da sociedade

Fotografia Avelino Lima

DM - Joaquim Martins Fernandes

A Missa da Bênção dos Finalistas decorreu no domingo à tarde, no Pavilhão Municipal de Barcelos, e marcou arranque da Semana Académica

\n

Os alunos finalistas do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foram ontem desafiados pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Manuel Cordeiro, a colocar “o saber” que adquiriram e as “competências” que conquistaram ao longo dos anos de formação superior “ao serviço da humanização da humanidade”.

“O maior desafio que a cultura de hoje enfrenta, que temos pela frente nestes tempos difíceis que vivemos, é mesmo o de humanizar a humanidade. Esse é também o desafio que os finalistas do IPCA devem assumir, para que possamos ser felizes e contribuir para que também os outros possam ser felizes”, disse D. José Cordeiro. O Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas falava na homilia da Missa da Bênção dos Finalistas, que decorreu ontem à tarde no Pavilhão Municipal de Barcelos e que marcou arranque da Semana Académica – Queima do Galo 2023, que é  promovida pela Associação Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Conforme destacou D. José Cordeiro, “os anos de formação passados no IPCA, que  devem ser determinantes para a construção de uma família [académica] cada vez maior, ganham verdadeiramente sentido se forem agora colocados ao serviço da construção de um mundo melhor”. 

“Munidos dos saberes que as várias escolas do IPCA oferecem e que faz de cada um e de cada uma de vós uma pessoa mais competente e com mais saber, não podeis esquecer que a formação superior que vos foi ministrada também faz de cada finalista uma pessoa com mais responsabilidade no projeto de humanização da sociedade”, sublinhou.  Numa comunicação centrada no compromisso dos jovens com o mundo, D. José Cordeiro vincou a ideia de que “uma concepção integral da educação entende que o conhecimento adquirido no âmbito de um curso superior é para ser colocado ao serviço da pessoa humana, da paz e da justiça”.