Arquidiocese de Braga -

3 maio 2023

Seminário “Cuidado e proteção de menores e pessoas vulneráveis”

Fotografia Divulgação

DACS

O Seminário decorre no dia 5 de maio, das 9h30 às 12h30, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS)

\n

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove na próxima sexta-feira, dia 5 de maio, o Seminário “Cuidado e proteção de menores e pessoas vulneráveis”, que acontece na sala 2.2. da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), entre as 9h30 e as 12h30.

A abertura será feita pelo diretor da FFCS, José Lopes.  A primeira palestra tem como tema “Infância, Juventude e Idade Adulta, proferida pelo Cónego Eduardo Duque, professor da FFCS. A seguir será abordado o “Abuso sexual na infância e adolescência: o que prevenir? Que impacto?”, ministrada por Liliana Trigueiros, da mesma faculdade. O último tópico será “Abusos sexuais e o papel das comissões diocesanas”, a ser proferido por Carla Rodrigues, jurista e coordenadora da Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga. A palavra final será dada pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.

 “O tema dos abusos e, de um modo particular, o dos abusos sexuais tem assumido contornos nunca antes pensados. Tem provocado feridas profundas, muitas delas irreparáveis; tem revelado a vida de pessoas que não encontram sentido na vida porque, desde cedo, esse sentido lhes foi subtraído; enfim, os abusos abriram um capítulo na nossa história recente que exige que todos nós estejamos mais despertos para o problema”, explica o Cónego Eduardo. 

Segundo o presbítero, os números não captam a angústia, nem a dor, nem o sofrimento das crianças e jovens abusados, nem tão pouco captam o desespero do que “será viver com um fardo do qual não se conseguem libertar. Como refere o Papa Francisco ‘pedir perdão é necessário, mas não é suficiente. Pedir perdão é bom para as vítimas, porque são elas que devem estar ‘no centro’ de tudo. A sua dor, os seus danos psicológicos podem começar a cicatrizar se encontrarem respostas; ações concretas para reparar os horrores que sofreram e evitar que se repitam´.”

O Seminário tem como intuito ajudar a refletir sobre a temática dos abusos, bem como criar uma relação mais vital entre as diversas estruturas que têm a obrigação de proteger e cuidar de menores e pessoas vulneráveis. 

A participação é gratuita, mas implica inscrição obrigatória através deste link.