Arquidiocese de Braga -

12 maio 2023

Escuteiros do Núcleo de Braga debatem "O impacto do escutismo... Na comunidade"

Fotografia Junta de Núcleo de Braga

CNE - Junta de Núcleo de Braga

A iniciativa "Conversas do Centenário" sobre "O impacto do Escutismo... na Comunidade"

\n

Integrado na comemoração do centenário do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, a Junta de Núcleo de Braga promoveu no passado dia 9 a segunda "Conversa do Centenário" sobre "O impacto do escutismo... na comunidade".

O serão juntou diferentes personalidades da sociedade religiosa e civil, nomeadamente, D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, Olga Pereira, Vereadora da Câmara Municipal de Braga, José Pedro Machado, Subdelegado Regional do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, Vitor Dias, Diretor Regional do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude e Carlos Alberto Pereira, dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

Pretendemos refletir sobre o crescimento integral dos jovens, sobre o contributo do método escutista para o seu desenvolvimento espiritual, cívico e social, para formação de cidadãos ativos e construtores de um mundo melhor, analisando os conhecimentos, competências e atitudes que se desenvolvem no escutismo. As partilhas contribuíram, num primeiro + momento, para perceber a valorização do escutismo nos diferentes cenários da vida quotidiana, confirmar a riqueza dos valores professados, da atualidade dos princípios e lei que sustenta a atividade escutista, da necessidade de lideranças inspiradoras e atentas e da capacidade de evolução e adaptação demonstrada ao longo dos 100 anos de existência deste movimento de educação não formal. Num segundo momento, com mais foco nas expectativas futuras, realçou-se a grande esperança na ação escutista, na contínua afirmação e implementação dos seus valores numa vertente de crescimento pessoal e também numa vertente comunitária de cuidar do outro, da natureza e, assim, contribuir para um mundo melhor.

Considerando o nascimento do escutismo em 1923 na cidade de Braga, quisemos recordar e revisitar o espaço onde tudo começou, realizando esta tertúlia na Associação Empresarial de + Braga, local onde se formalizou o nascimento deste movimento. As "mesmas portas" que há 100 anos se abriram para "dar asas" a esta aventura que é o escutismo, abriram-se para um novo momento de encontro e de partilha.

Na continuidade da comemoração do centenário do CNE, a nossa cidade receberá a 27 e 28 de maio cerca de 20 mil escuteiros, provenientes de diferentes partes do país, para a participação na grande festa do centenário.