Arquidiocese de Braga -

5 junho 2023

Povo de Deus peregrina ao Sameiro para celebrar “Mistério da Trindade”

Fotografia DM

DM- Carla Esteves

Uma multidão cheia de fé saudou, ontem, com flores e cânticos, a chegada do andor transportando a imagem de Nossa Senhora do Sameiro à Sua “casa”, o destino final da Peregrinação Arquidiocesana que anualmente congrega no Santuário milhares de crentes.

\n

O percurso da Sé Catedral de Braga até ao monte Mariano transformou-se, mais uma vez, num hino em louvor à Virgem Maria, congregando o Povo de Deus, numa manifestação de amor e fé  no dia em que também se celebra a Solenidade da Santíssima Trindade. 

Perante o “mar” de gente que assistia à missa campal, num ambiente de profunda devoção, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, considerou estar ali o “Povo de Deus representado". 

"Escuteiros, juntamente com outros jovens na dinamização para a Jornada Mundial da Juventude, os seminaristas, a Confraria da Senhora do Sameiro, os puxadores do andor, as crianças, os adolescentes, os jovens, os idosos, os que podem e aqueles que gostariam de aqui estar e não podem, o Bispo, os Presbíteros e os diáconos. Está aqui o Povo de Deus representado", afirmou D. José Cordeiro, vincando que este povo «peregrina neste território com Ela e como Ela, esta “Mulher Admirável".

Segundo D. José Cordeiro o facto desta peregrinação em comunhão com a Igreja ocorrer  no dia em que celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade "sublinha ainda mais a nossa condição de 'Povo Peregrino' que, à luz do Mistério da Trindade, é conduzido à plenitude da vida".

O Arcebispo Metropolita afirmou que "fomos batizados em nome do Pai, do Filho e  do Espírito Santo" e que é "em nome da Santíssima Trindade que são perdoados os nossos pecados e que todos os sacramentos são sublinhados e marcados como obra da Trindade".

"E a marca exemplar para nós é esta 'Mulher Admirável' a que nós chamamos mil nomes, os mais belos que conhecemos, e a que damos também o nome de Senhora do Sameiro, esta Senhora que abençoa com o sinal da Trindade", afirmou, considerando que por isso também esta imagem "é uma imagem singular".

"Com a mão esquerda no coração para dizer que é desse coração a coração, recebido no Mistério da Trindade, que pode abençoar com a mão direita e com um gesto que na tradição oriental e ocidental é o gesto do Pai, do Filho e do Espírito Santo", disse, considerando Nossa Senhora do Sameiro a "mediadora desta benção, desta consolação e presença em nós, ainda   encimada por uma coroa que demonstra o mistério de ser habitada no Espírito Santo".