26 junho 2023

Fotografia Diocese do Funchal

CEP

Nota da CEP sobre a nomeação do novo Reitor do Pontifício Colégio Português

O Dicasterio para o Clero, confirmando a proposta realizada pela Conferência Episcopal Portuguesa, nomeou o Padre António Estêvão Fernandes, da Diocese do Funchal, como novo Reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, o qual iniciará as suas funções no dia 1 de setembro de 2023, por um período de cinco anos.

O Padre António Estêvão Fernandes nasceu a 22 de março de 1983, e é sacerdote incardinado na Diocese do Funchal. Ao longo do seu ministério sacerdotal, foram-lhe confiados vários encargos pastorais, quer no âmbito de atividades paroquiais, quer no âmbito da Cúria Diocesana. Em 2017, foi enviado para prosseguir os seus estudos no Departamento de Bens Culturais integrado na Faculdade de História e Bens Culturais da Pontifícia Universidade Gregoriana, onde, atualmente, continua os seus estudos de doutoramento. Desde 2020, é o Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português.

O Reitor cessante, Padre José Alfredo Gonçalves Patrício, a pedido expresso de D. António Couto, regressa à Diocese de Lamego, para assumir novos encargos pastorais. A Conferência Episcopal Portuguesa manifesta a sua profunda gratidão ao Padre José Patrício pela capacidade demonstrada no exercício das suas funções, não só em relação à comunidade do Pontifício Colégio Português, mas também na sua incansável disponibilidade em colaborar com a CEP e com as Dioceses portuguesas em numerosas questões que, ao longo destes anos, foram surgindo. A Conferência Episcopal Portuguesa deseja-lhe as maiores bênçãos para a nova etapa que agora inicia na sua Diocese.

A Conferência Episcopal Portuguesa manifesta, também, total confiança ao novo Reitor, Padre António Estêvão Fernandes, agradecendo, não só a sua disponibilidade, mas também a de D. Nuno Brás, Bispo do Funchal.

Por fim, a CEP formula os melhores votos à comunidade do Pontifício Colégio Português, onde cada sacerdote possa viver o seu ministério num ambiente sereno que permita um período de estudos profícuo e frutuoso.