Arquidiocese de Braga -
27 julho 2023
Peregrinação dos Migrantes e Refugiados a Fátima
.png)
Obra Católica Portuguesa de Migrações com DACS
Com a proximidade da 51ª Semana Nacional de Migrações, que decorre de 6 a 13 de agosto, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, inspirada pela Mensagem do Santo Padre para a jornada deste ano, propõe como tema: Livres de Escolher se M
A Peregrinação dos Migrantes e Refugiados a Fátima, acontece nos dias 12 e 13 de agosto e irá ser presidida por D. Filomeno Dias Vieira, arcebispo de Luanda. A vigília de oração noturna será dinamizada pelos secretariados diocesanos, caritas diocesanas, grupos paroquiais.
Com a proximidade da 51ª Semana Nacional de Migrações, que decorre de 6 a 13 de agosto, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, inspirada pela Mensagem do Santo Padre para a jornada deste ano, propõe como tema: Livres de Escolher se Migrar ou Ficar.
Para isso, a comissão está a disponibilizar material de divulgação: um cartaz e um folheto alusivo ao tema, para as paróquias e comunidades.
Presença na JMJ
A Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) destaca que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e os Dias nas Dioceses (DNDs), ‘são o grande compromisso assumido pela Igreja, que mobilizada envolve o país nesta grande missão de acolhimento de tantos que começam a chegar e ainda chegarão até nós, para viver e aprofundar o que significa Maria Levantou-se e partiu apressadamente’.
A OCPM vai marcar presença em Lisboa em alguns momentos da JMJ. De 1 a 4 de Agosto cumprindo o propósito de prevenção de tráfico de seres humanos, em parceria com a CAVITP/ RENATE e TALITHA KUM – os jovens encontrarão uma tenda na Cidade da Alegria. No dia 2 de agosto codinamizará um Workshop “War and Migrations” no espaço Brotéria. No dia 4 de agosto, a convite da FAIS, apresentará um documentário, seguido de conversa com os participantes no Cinema S. Jorge.
Questões para refletir
A Obra Católica aproveita a semana para lançar a campanha do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, que interpela com as seguintes questões:
Para muitos, migrar é atualmente a única escolha - O que podemos fazer para tornar a migração uma das alternativas e não a única escolha?
Refletindo sobre as causas de uma migração à força - O que estamos a fazer para criar um mundo de justiça e de paz para todos?
Para que a escolha seja livre - O que é preciso fazer para que todos tenham acesso ao desenvolvimento humano integral?
As pessoas são convidadas a responder e enviar para [email protected], a fim de participar “de forma mais consciente e global na celebração do DMMR - 24 de setembro, proposto pela Santa Sé”.
Download de Ficheiros
Folheto
Cartaz
Partilhar