Arquidiocese de Braga -
8 setembro 2023
Congresso Eucarístico é tema de encontro em Fátima e Quito
DACS
5º Congresso Eucarístico Nacional irá acontecer em Braga, de 31 de maio 2 de junho de 2024
D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, segue na próxima semana para Assembleia Plenária do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais que decorrerá em Quito, capital do Equador, entre os dias 11 e 15 de setembro.
O arcebispo é o Delegado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para os Congressos Eucarísticos Internacionais. A assembleia plenária costuma realizar-se na cidade onde acontecerá o Congresso Eucarístico Internacional, desta vez em setembro do próximo ano. Será o 53º Congresso Eucarístico Internacional, com o tema “Fraternidade para curar o mundo. Vós sois todos irmãos”.
Para D. José essa é sempre “uma experiência de catolicidade, de sentirmos a universalidade da Igreja e sentirmos que somos um só povo, que caminha por Cristo com Cristo e em Cristo, e encontra na Eucaristia a centralidade deste caminho, o alimento, o pão espiritual, o pão da vida, o pão que dá sentido à esperança e à nossa existência”.
“Esperamos que seja uma verdadeira estação de oração, de reflexão, de celebração, de encontro, para que a Igreja sinta, que nasce e renasce da Eucaristia”, disse o arcebispo ao falar da reunião com os delegados diocesanos que decorreu em Fátima no dia 4.
“Partilhar o pão e alimentar a esperança. Reconheceram-no a partir do pão” (Lucas 24, 35), foi o tema aprovado na Assembleia plenária de junho pela Conferência Episcopal Portuguesa para o 5º Congresso Eucarístico Nacional, que irá acontecer em Braga, de 31 de maio 2 de junho de 2024, comemorando o primeiro centenário da realização do primeiro Congresso Eucarístico Nacional, que também aconteceu em Braga.
O tema do congresso,“Partilhar o pão e alimentar a esperança. Reconheceram-no a partir do pão” (Lucas 24, 35), foi aprovado na assembleia plenária de junho pela Conferência Episcopal Portuguesa.
“É a Eucaristia que faz a Igreja, a Igreja faz a Eucaristia. A Eucaristia é como que um 'sínodo' concentrado, porque na assembleia reunida, no exercício dos ministérios, dos serviços, dos carismas, sentimos que estamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a construir este caminho na escuta da Palavra, na experiência do mistério, na visão da glória”, afirmou D. José.
Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica
Num segundo momento, o arcebispo, que é presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP, participou do 47.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, também em Fátima, encerrado ontem, dia 7, e que reuniu cerca de 500 participantes.
Com o tema ‘Ministérios na Igreja Sinodal’, o encontro foi promovido pelo Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) da CEP.
“Este ano, também estamos neste mesmo alinhamento sobre a temática dos ministérios na Igreja Sinodal, os ministérios ordenados, instituídos, não instituídos, mas todos em caminho”, disse D. José.
Ele destacou ainda, ao resumir o evento, que “sentindo-nos este povo peregrino, da Igreja Una, Santa, católica, apostólica, que encontra na sacramentalidade da Liturgia o incentivo maior e a inspiração maior para o seu caminho de cansaço, de lágrimas, de sofrimento, mas de muitas alegrias e esperanças e quando partilhadas, e neste espírito da consciência maior da presença de Cristo no meio de nós, podemos transformar o mundo, deixando primeiro transformar o nosso próprio coração à luz da Palavra e da partilha do pão".
Partilhar