Arquidiocese de Braga -

23 outubro 2023

'O Poverello' completa 12 anos de atividades em Braga

Fotografia DR

Jonas VIana - Comunidade Shalom

Para celebrar a data, Frei José Neves, fundador da instituição, visitou o local que, ao longo de sua história, já realizou mais de 20 mil atendimentos.

\n

No passado dia 17 de outubro, o Centro de Acolhimento 'O Poverello' completou 12 anos de atividades na cidade de Braga. Para celebrar a data, Frei José Neves, fundador da instituição, visitou o local que, ao longo de sua história, já realizou mais de 20 mil atendimentos. Utentes, colaboradores e amigos do 'O Poverello' estiveram presentes na Eucaristia em ação de graças.

Frei José Neves enfatizou, durante a celebração, que o espaço "é um lugar de encontro de carismas". "Deus seja louvado por esses 12 anos de dedicação e serviço incansável. Que Ele nos mantenha fortes e unidos, permitindo-nos continuar esta nobre missão por muitos anos vindouros. Viva ‘O Poverello’!", disse Frei Jacó, que atualmente é o diretor do centro.

O Centro de Acolhimento conta com 20 mil atendimentos realizados, gerando cerca de 100 empregos para a região de Braga. Além disso, há 180 novos internos.

Em 12 anos, 'O Poverello' ofereceu 7 mil dias de internamento para os seus utentes. No que diz respeito à alimentação, foram 94 mil refeições servidas ao longo da história do espaço.

A importância dos cuidados paliativos

Por ser uma instituição que tem, entre as suas atividades, os cuidados paliativos, 'O Poverello' busca dar cada vez mais ênfase a essa atitude tão positiva para quem necessita. Por isso, entre as ações para celebrar os 12 anos do centro, a "comunidade" que faz parte do 'O Poverello' se reuniu para caminhar rumo ao Santuário do Bom Jesus, no passado 14 de outubro, data em que é comemorado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. 

Com o mote "Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos", a Unidade de Cuidados Paliativos (UCP) do ‘O Poverello’ promoveu o evento aberto a profissionais, utentes, familiares, voluntários e comunidade em geral. Ao todo, participaram mais 150 inscritos. Entre eles Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente.

“Foi uma grande oportunidade de partilha e divulgação do trabalho desenvolvido na UCP. Partilhamos cuidados, partilhamos vida”, comentou a enfermeira Margarida Fernandes, que trabalha no centro. Frei Jacó reforçou que esse tipo de atendimento é, na verdade, "uma luta pela vida, e vida em abundância".

'O Poverello' e as palavras de esperança

‘O Poverello’ é um Centro de Acolhimento surgiu da necessidade de ajudar a enfrentar desafios, cuidar dos carenciados e acolher aqueles que precisam nos momentos mais difíceis de suas vidas. 

A história do espaço começou em 17 de outubro de 2011, resultado de uma ação concreta da Província Portuguesa da Ordem Franciscana por meio da Domus Fraternitas – Fundação de Solidariedade Social, criada em 2009. No ano de 2019, a gestão foi atribuída à Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. 

Segundo Frei Jacó, 'O Poverello' tem desempenhado um papel vital, acolhendo pessoas que enfrentam desafios de saúde ou idade e cuidando daqueles que sofrem com sérias enfermidades e angústias. "Os agentes do centro desempenham funções fundamentais, oferecendo não apenas tratamento eficaz, mas também palavras de esperança e testemunho de vida, inspirados por Jesus Cristo e pela simplicidade de São Francisco de Assis", assinalou o religioso.