30 outubro 2023

Reabertura da Igreja de São Vicente é sinal da renovação da Paróquia

Fotografia Avelino Lima

Comunidade paroquial de São Vicente

O ponto alto das comemorações de reinauguração da Igreja acontecerá no dia 9 de novembro, com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Braga

A comunidade paroquial de São Vicente alegra-se com a reabertura da Igreja, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 1 de novembro, com as celebrações da Eucaristia às 10h, 12h e 19h, para comemoração a solenidade de Todos os Santos. A Igreja Paroquial de São Vicente, no Arciprestado de Braga, foi submetida a uma intervenção, que obrigou ao seu encerramento durante mais de seis meses.

A intervenção aconteceu na sequência da candidatura ao programa Norte 2020, que a Irmandade de São Vicente promoveu junto da CCDRN. As obras realizadas versaram essencialmente sobre o telhado, a abóbada, o pavimento, as janelas e portas da referida Igreja.

Para assinalar este momento significativo da reedificação do seu templo, a comunidade paroquial, além das celebrações da Eucaristia no dia da reabertura, contará com um tempo de adoração eucarística, no dia 2 de novembro, entre as 18h30 e as 21h, por coincidir com a primeira quinta-feira do mês, em que a comunidade se reúne habitualmente para rezar pela sua renovação espiritual e pastoral.

Além disso, convida para um sarau cultural, com uma conferência proferida pelo vice-arcipreste de Braga, padre Marcelino Paulo Ferreira, sobre “Sinodalidade entre História e Pastoral: um caminho conjunto de renovação”, no dia 3 de novembro, às 21h15, na mesma Igreja.

O ponto alto das comemorações de reinauguração da Igreja acontecerá no dia 9 de novembro – festa litúrgica da Dedicação da Sede Papal, a Basílica de São João de Latrão, a partir da qual foi fundada a Igreja de São Vicente, em Braga –, com uma sessão solene a partir das 16h, que contará com todos os intervenientes nesta obra, e a celebração da Eucaristia, presidida pelo  Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, às 18h.

“Esta intervenção na Igreja de São Vicente é um significativo passo na sua requalificação, mas não é a sua fase final. A comunidade cristã desta Paróquia continuará a trabalhar no sentido de potenciar um restauro de todo o espaço religioso desta comunidade bracarense”, diz o pároco, padre Rui Sousa.