Arquidiocese de Braga -

8 abril 2024

Congresso Internacional de Espiritualidade e Mística quer dar notoriedade a místicos da Diocese de Braga

Fotografia DM

DM - Jorge Oliveira

Evento vai reunir no Bom Jesus cerca de 70 conferencistas, entre 24 e 27 de abril

\n

O "I Congresso Internacional de Espiritualidade e Mística. À procura do não-limite”, que se realiza no santuário do Bom Jesus de 24 a 27 de Abril, vai procurar dar notoriedade aos místicos portugueses, entre os vários místicos internacionais que serão debatidos no encontro.

Daniel Faria (padre), Bartolomeu dos Mártires (santo), Alexandrina de Balasar (beata),  D. Rodrigo de Moura Teles (arcebispo), Bernardo de Vasconcelos (venerável) e Abílio Gomes Correia (padre) - todos ligados à Arquidiocese de Braga - são alguns dos religiosos místicos que estarão em destaque neste evento científico promovido e dirigido pelo Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC) e pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO).

Destinado ao público em geral e à Academia, portuguesa e estrangeira, este congresso inédito em Portugal irá abordar o tema da espiritualidade e da mística envolvendo vários especialistas destas matérias, por forma a oferecer uma «reflexão atualizada sobre as diversas vertentes que envolvem estes dois domínios».

“A espiritualidade e a mística interessam a toda a gente, são domínios que têm a ver com tudo. Interessam aos homens da Teologia, mas também das Ciências das Religiões, da História, da Filosofia, da Antropologia, da Medicina, da Psicologia, da Sociologia, da Arquitetura, das Artes, das ciências da Educação, etc.”, notou hoje, na apresentação do programa, o cónego José Paulo Abreu, presidente da Comissão Organizadora do congresso.

Para falar dos temas da espiritualidade e da mística nas suas mais diversas abordagens, na Colunata de Eventos do Bom Jesus, foram convidados perto de 70 conferencistas, nacionais e estrangeiros, os quais darão corpo a um programa que compreende 55 conferências e oito pósteres científicos.

Paralelamente, o Congresso oferece um programa cultural diversificado que passa por música (fado com arte, na Colunata de Eventos, na noite do dia 24), visitas guiadas ao Museu-Tesouro da Sé de Braga, ao Museu Pio XII, Capela Imaculada (dia 25), aos Paços dos Duques de Guimarães (dia 26), Santuário de S. Bento da Porta Aberta e Mosteiro de Santa Maria do Bouro (dia 17).

“Estão criados todos os condimentos para que este primeiro Congresso Internacional de Espiritualidade e Mística seja um grande acontecimento”, asseverou o cónego José Paulo Abreu.

A organização espera a presença de mais de 200 pessoas para em conjunto debaterem e trocarem conhecimentos e, assim, ficarem mais enriquecidos sobre estes domínios científicos, ainda pouco estudados em Portugal.

A presidente da Comissão Científica, Eugénia Abrantes, adiantou que este Congresso será aproveitado também para a apresentação de uma síntese do projeto de investigação “História Global da Espiritualidade e Mística em Portugal” (5 tomos, 7 volumes) e do Dicionário Global da Espiritualidade e da Místicas.