Arquidiocese de Braga -

17 abril 2024

Domingo IV da Páscoa

Fotografia DR

Renata Rodrigues

Subsídios - Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Semear a Palavra

“Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Colocar sobre a mesa da dinâmica “Sempre EnCaminho” as perguntas “Que pessoas foram para mim presença deste Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas? Que características de Jesus encontro nelas?” e num dos bancos uma imagem do Padre Abílio Correia.

Sugestão de cânticos

[Entrada] Ressuscitou o Bom Pastor – J. Santos

[Rito de aspersão] Vi a fonte de água viva – Az. Oliveira

[Glória] Glória – S. Marques

[Apresentação dos dons] Às Bodas do Cordeiro – M. Luís / A. Cartageno

[Comunhão] Eu sou o Bom Pastor – C. Silva

[Final] Alegrai-Vos, Mãe de Jesus (2ª estrofe) – A. Cartageno

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do Domingo IV da Páscoa

[Prefácio] Prefácio próprio da Oração Eucarística para diversas necessidades II

[Oração Eucarística] Oração Eucarística para diversas necessidades II 

[Bênção] Bênção Solene do Tempo Pascal

Dinâmica da Páscoa

Na Eucaristia, depois da saudação inicial, é colocada sobre a mesa a “interrogação” proposta pela dinâmica da Páscoa: 

Que pessoas foram para mim presença deste Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas? Que características de Jesus encontro nelas?

Evangelho para os jovens

Jesus é o Bom Pastor! Ele conhece-te e espera que tu O conheças, numa relação íntima, como Ele tem com o Pai. Jesus dá a vida por ti e por todos: Ele dá-se para que tu sejas. Olha-te nos olhos e amavelmente levanta-te quando cais. Ele nunca abandonará os que lhe foram confiados.  

Que relação tens com Jesus? Já encontraste a tua vocação?

Na verdade, «é preciso caminhar e, no caso de cair, levantar-se; caminhar com uma meta; treinar-se todos os dias na vida. Na vida, nada é de graça; tudo se paga. Só uma coisa é gratuita: o amor de Jesus! Assim, com este dom gratuito que temos – o amor de Jesus – e com a vontade de caminhar, caminhemos na esperança, olhemos para as nossas raízes e continuemos para diante, sem medo. Não tenhais medo. Obrigado!» (Discurso do Papa Francisco, na Vigília com os Jovens, durante a JMJ Lisboa 2023)

Dinâmica da Páscoa

Após o Evangelho, será colocada a imagem do Padre Abílio Correia sobre uma das cadeiras. Entretanto, na homilia será apresentado o modo como ele encontrou na Eucaristia resposta para as situações concretas que vivia no seu tempo.

Oração Universal

V/ Irmãos e irmãs: unidos aos cristãos de toda a terra, oremos a Jesus ressuscitado, para que dê muitos pastores à sua Igreja, dizendo com alegria: 

R/ Jesus ressuscitado, ouvi a nossa oração. 

  1. Pelo Papa Francisco, pelo nosso arcebispo José, pelos bispos do mundo inteiro e pela Igreja, para que sejam fiéis ao chamamento do Senhor e possam ser autênticos discípulos missionários ao estilo do Bom Pastor, oremos.
  2. Por todas as nações e seus governantes, para que se deixem iluminar pela luz do Evangelho e sejam construtores da paz e promotores da justiça e da liberdade, de tal modo que possa surgir a “civilização do amor”, oremos.
  3. Por todos os que escutam a voz do Senhor e, mediante o discernimento vocacional, dão o seu “sim” verdadeiro ou no ministério sacerdotal ou na consagração religiosa ou na vida matrimonial, para que não desanimem diante das dificuldades e obstáculos que possam encontrar na peregrinação das suas vidas, oremos.
  4. Por todas as famílias, para que continuem a ser “Igrejas Domésticas” e deixem que o Evangelho seja a fonte que sacia todas as sedes próprias e de quantos se aproximam, oremos.
  5. Por todos quantos trabalham na realização do Quinto Congresso Eucarístico Nacional, para que o façam com dedicação às ovelhas do rebanho do Bom Pastor, oremos.

V/ Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor, que nos chamais a ir convosco, dai fortaleza à nossa fé vacilante, abri os nossos ouvidos ao vosso apelo e reuni num só rebanho os que Vos seguem. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

R/ Ámen. 

 

Oração pelas Vocações

Depois da oração depois da Comunhão, toda a assembleia será convidada a rezar a Oração da Semana das Vocações

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

Retomando palavras de Santo Agostinho, uma Oração pós-comunhão diz: “a participação na mesa de Cristo nos santifique, para que […] nos transformemos n’Aquele que recebemos”. Santo Agostinho referia-se ao Corpo de Cristo que recebemos e no qual nos transformamos pela pertença ao corpo eclesial. Todavia, aquele que recebemos é Corpo / alimento, mas também é a Pedra Angular que faz de nós pedras vivas do novo templo que é a Igreja; é ainda o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas e faz de nós Sacerdotes, Profetas e Reis, membros de uma Igreja ministerial ao serviço do rebanho do Senhor. Comungar não é ter Cristo em si, mas transformar-se em Cristo e, assim, sermos semelhantes a Deus.

Sair em missão

Em reflexão, durante a semana, olhar em retrospetiva tudo o que recebemos de outros durante a vida; porque todos nós, se olharmos para trás, veremos pessoas que foram um raio de luz na nossa vida: pais, avós, amigos, sacerdotes, religiosos, catequistas, animadores, professores… eles são como que as raízes da nossa alegria. Façamos silêncio e pensemos nas pessoas que nos deram algo na vida, naqueles que são como que as raízes da alegria. Vemos nelas a imagem do Bom Pastor?


Download de Ficheiros

IV Domingo | Instagram_img1

IV Domingo | Instagram_img2

IV Domingo | Instagram_img3

IV Domingo | Instagram_img4

Perguntas

IV Domingo da Páscoa