Arquidiocese de Braga -
23 abril 2024
Domingo V da Páscoa

Subsídios - Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Semear a Palavra
“Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Colocar sobre a mesa da dinâmica “Sempre EnCaminho” a pergunta “Na minha experiência de fé, o que significa permanecer em Jesus?” e num dos bancos uma imagem da Ir. Alzira Sobrinho.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Cantai ao Senhor um cântico novo – F. Silva
[Rito de aspersão] Vi a água a sair do templo – M. Faria
[Glória] Glória – A. Cartageno
[Apresentação dos dons] Eu sou a verdadeira vide – C. Silva
[Comunhão] Permanecei em Mim – A. Cartageno
[Final] Bendita e louvada seja – M. Simões
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações do Domingo V da Páscoa
[Oração Eucarística] Oração Eucarística para as diversas necessidades III “Jesus, caminho para o Pai”, com prefácio próprio
[Bênção] Bênção solene para o Tempo Pascal
Dinâmica da Páscoa
Neste V Domingo da Páscoa, a “interrogação” colocada sobre a mesa, nos ritos iniciais da Eucaristia, é a seguinte:
“Na minha experiência de fé, o que significa permanecer em Jesus?”
Rito de aspersão
Valorize-se o rito de aspersão, em memória do Batismo, substituindo o habitual momento de preparação penitencial. Utilize-se a fórmula B para o Tempo Pascal do rito da aspersão dominical da água benta.
Evangelho para os jovens
A Liturgia da Palavra convida-nos a refletir sobre a nossa união a Cristo, pois só permanecendo unidos a Cristo temos acesso à vida verdadeira. Nenhum trabalho, mesmo pastoral, justifica o abandono do encontro pessoal com Cristo, na oração. Jesus adverte-nos: “sem Mim nada podeis fazer”. Esta unidade profunda dos discípulos com o Ressuscitado é-nos apresentada através da imagem da “videira” que é Jesus. Jesus é a verdadeira “videira” que dá os frutos bons e saborosos que Deus espera e convida os discípulos a permanecerem unidos a Ele. Se os discípulos permanecerem em Cristo, serão verdadeiras testemunhas, no meio dos humanos, da vida e do amor de Deus. Os ramos só darão fruto se estiverem unidos ao tronco. Assim, também nós, cristãos, só na medida em que estivermos unidos a Cristo, no qual fomos enxertados pelo Batismo, podemos produzir bons e saborosos frutos, frutos de vida eterna.
São Paulo é um desses exemplos que, depois de descobrir Jesus na sua vida, jamais deixou de permanecer unido a Ele. Também a Ir. Alzira Sobrinho nos dá esse mesmo testemunho de vida, vivendo unida a Cristo e para Cristo. Os jovens gostam de aventuras, descobrir coisas novas, sonhar. Neste V Domingo da Páscoa, os jovens são desafiados, através do exemplo de São Paulo e da Ir. Alzira Sobrinho, a descobrir a importância de Jesus nas suas vidas e a permanecerem n’Ele, quer através da participação na celebração da Eucaristia, da Adoração Eucarística e na oração pessoal. Permanecendo todos unidos a Cristo daremos os bons e deliciosos frutos que Deus deseja de cada um de nós.
Dinâmica da Páscoa
Após o Evangelho e na homilia será apresentado o modo como a Ir. Alzira Sobrinho encontrou na Eucaristia a força para permanecer unida a Jesus, a “verdadeira vide”, através da participação na Eucaristia e na Adoração Eucarística. A Ir. Alzira Sobrinho “é modelo de firmeza, uma mulher que sabe o que quer e que não desiste até ao fim do fim” (D. José Cordeiro).
Oração Universal
V/ Caríssimos irmãos e irmãs: unidos a Jesus ressuscitado, verdadeira vide, de que somos os sarmentos, apresentemos ao Senhor as nossas súplicas, para a Igreja e para o mundo, dizendo com alegria:
R/ Jesus Ressuscitado, fazei-nos permanecer em Vós.
- Pela Igreja, regenerada pela água e pelo Espírito, para que, a realização do Quinto Congresso Eucarístico Nacional, renove o compromisso de anunciar que Jesus Cristo é o Senhor e que só n’Ele está a salvação, oremos.
- Pelos que prestam algum serviço aos cidadãos, para que o façam com espírito fraterno e estejam atentos às carências dos mais pobres, oremos.
- Pelos cristãos perturbados e abatidos, para que creiam em Deus Pai e no seu Reino e nas promessas de vida eterna do Evangelho, oremos.
- Por aqueles que o mundo põe de parte, as viúvas, os idosos, os excluídos e os que já não produzem, para que se olhe para eles como pessoas a quem é reconhecida a sua dignidade, oremos.
- Por todos os cristãos, especialmente os jovens, para que vivam este tempo de Páscoa cheios da alegria da fé e permaneçam sempre unidos a Jesus Ressuscitado para produzir sempre bons e saborosos frutos, oremos.
V/ Escutai, Senhor, a nossa oração, e dai-nos o vosso Espírito, para permanecermos no vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
A Eucaristia prova que Deus não nos ama só com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade. À proclamação do amor, Deus associa o concreto do dom: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o Seu Filho muito amado”. A seiva que corre na vinha do Senhor que é a Igreja não é apenas a da Palavra da Vida, mas também a do Pão da Vida, porque “quem observa os Seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele”, assim como “quem come a Carne e bebe o Sangue de Cristo permanece nele”. O Espírito Santo é o selo desta união profunda da Palavra e das Obras de Deus. Ele é quem fala pelos profetas e desencadeia a Palavra do testemunho eclesial e é por Ele que o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue de Cristo.
Sair em missão
Durante a semana, voltar a pegar no texto do Evangelho deste Domingo e dedicar algum tempo à sua meditação pessoal para permanecer em Cristo.
Download de Ficheiros
Titulo
Titulo
Titulo
Titulo
Titulo
Titulo
Partilhar