24 maio 2024

Missa junto ao túmulo do apóstolo Pedro assinala encerramento da visita ao Vaticano

Fotografia Agência ECCLESIA

Agência ECCLESIA

Episcopado português encontra-se esta manhã com o Papa Francisco

Os bispos de Portugal terminam hoje a visita ‘Ad Limina’ aos Vaticano com um encontro com o Papa Francisco, depois de terem celebrado uma Missa junto ao túmulo do apóstolo Pedro.

A Missa de encerramento da visita Ad Limina foi presidida por D. José Ornelas Carvalho, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e concelebrada por todos os bispos que participam na visita ‘Ad Limina’ e por alguns sacerdotes que estudam no Pontifício Colégio Português, em Roma.

De acordo com o Gabinete de Comunicação da CEP, participam na visita ‘Ad Limina’ 20 bispos diocesanos, 5 bispos auxiliares, o bispo eleito de Beja e 2 bispos eméritos e o secretário, padre Manuel Barbosa.

Habitualmente realizada de cinco em cinco anos, a visita “Ad Limina APostolorum”, que significa “no limiar dos Apóstolos”, concretiza-se também na presença dos bispos de Portugal nas quatro basílicas maiores de Roma, São Pedro, São Paulo, São João e Santa Maria Maior.

Durante a visita dos bispos de Portugal aos vários organismos da Santa Sé, foi apresentada a ideia de criar um serviço para acompanhar as Instituições Sociais junto do Governo; no Dicastério das Causas dos Santos, o diálogo com o Vaticano fez surgir a possibilidade de fomentar o estudo dos processos de canonização, a partir de um projeto de formação e de um serviço, na CEP, que proponha percursos de cristãos, nomeadamente de leigos, para serem canonizados.

A visita ‘Ad Limina’ dos bispos de Portugal começou na Secretaria Geral do Sínodo, onde afirmaram que o “dinamismo da sinodalidade” acontece sobretudo nas comunidades; os encontros seguiram-se depois no Dicastério para a Vida Consagrada, para a Evangelização – onde se recordou a experiência da JMJ Lisboa 2023 –  e para a Doutrina da Fé, onde o tema dos abusos esteve em análise.

Os responsáveis católicos debateram ainda com os organismos da Santa Sé temas ligados à comunicaçãoeducação e escolas católicasseminários e vocaçõesmigrações e diálogo culturalLiturgia, a Concordata de 2004 e o papel dos leigos nas comunidades.