23 junho 2024

Fotografia DM

Jorge Oliveira - DM

D. José Cordeiro associou-se a convívio realizado em Palmeira

A comunidade paroquial de S. José de S. Lázaro, Braga, reuniu-se este sábado em grande número para aquele que foi o 1.º Festival Jovem S. Lázaro.

À boa disposição, alegria e entusiasmo de dezenas de crianças, jovens e adultos associou-se o Arcebispo Metropolita de Braga, para quem este convívio refletiu a «vitalidade» da comunidade de S. José de S. Lázaro.

D. José Cordeiro felicitou a paróquia por ter a iniciativa de realizar este evento, em ambiente festivo de S. João, entrosando os vários movimentos e grupos, de um modo especial a catequese e os escuteiros de S. Lázaro, no espírito daquele que é o lema da Visita Pastoral ao Arciprestado de Braga, “Eucaristia e Comunidade”, e do programa pastoral da Arquidiocese, “Juntos no Caminho de Páscoa, levar Jesus a todos e todos a Jesus”.

Num convívio preenchido com jogos tradicionais e de conhecimento,  torneio de futebol, dança e animação musical, não faltaram também os momentos de reflexão e oração que tiveram a sua expressão máxima na celebração da Eucaristia, onde se assinalou Festa do Compromisso das crianças da catequese do nono ano.

«São estes pretextos felizes que aproximam as pessoas e ajudam a criar uma família de famílias, uma comunidade de comunidades, e é muito importante que ao longo do ano haja alguns momentos como este para fortalecer os laços de amizade, os laços da comunidade cristã», salientou o Arcebispo de Braga.

D. José Cordeiro deslocou-se a este festival, que decorreu no parque desportivo e de lazer da dst, em Palmeira, no contexto da Visita Pastoral ao arciprestado de Braga. Depois de S. Lázaro, o Arcebispo está a visitar as paróquias Sé, Cividade e S. João do Souto, até ao próximo sábado.

O 1.ª Festival Jovem S. Lázaro surgiu de um desafio lançado aos movimentos paroquiais pelo pároco, o padre Rúben Cruz, que acompanhou e participou também em algumas atividades.

As responsáveis pela Catequese destacaram a importância destes convívios para fortalecer a união na comunidade e também para envolver os jovens em atividades desportivas.

Para Odete Rocha, uma das muitas mães presentes, «foi muito agradável ter a comunidade unida e a fazer uma coisa diferente, principalmente para as crianças».

Carolina, de 9 anos, disse ao Diário do Minho que gostou de todas as iniciativas.

Joana Sá, uma das catequistas, aproveitou para agradecer a todos quantos apoiaram o evento, principalmente à dst group (cedeu gratuitamente o espaço e ofereceu dezenas de chapéus), aos moradores das Enguardas (oferecem garrafas de água), à Câmara de Braga (ofereceu martelinhos de S. João), e à Junta de Freguesia de S. Lázaro (patrocinou as medalhas para os premiados dos torneios).

O festival culminou com um arraial de S. João, à noite, junto à igreja de S. Lázaro, organizado pelo Agrupamento de escuteiros local. No domingo à noite, o espaço volta a ser palco de outro arraial sanjoanino aberto à comunidade. A receita destina-se a apoiar as atividades do Agrupamento, nomeadamente a próxima que é um acampamento de verão nos Açores, na última semana de julho.