17 outubro 2024

Seminário de Nossa Senhora da Conceição celebra 100 anos

Seminário de Nossa Senhora da Conceição

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Braga, fundado pelo então Arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira de Matos (1861-1932), completa 100 anos no próximo dia 14 de novembro.

A Arquidiocese de Braga, a Direção do Seminário e a Associação dos Antigos Alunos (ASSASB), gratos pelo valioso contributo dado à Igreja e à sociedade, estão a preparar a comemoração do 100º Aniversário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, com um programa que se inicia, precisamente, no dia 14 e se estende ao longo do próximo ano, com inúmeras e diversificadas iniciativas.

A Sessão Solene de Abertura do 100º Aniversário acontece no Auditório Vita, no dia 14 de novembro, às 18h30, com momentos musicais, preleção e discursos.

No domingo, dia 17 de novembro, prossegue o programa festivo, com um Concerto pelo Coro Capella Ocellum Duri, da cidade de Zamora, na Catedral de Braga, marcado para as 15h. Às 17h30 tem lugar a celebração da Eucaristia na Capela da Imaculada, no edifício do Seminário, presidida pelo Arcebispo, D. José Cordeiro. Depois do descerrar de uma placa comemorativa às 19h, segue-se o jantar, marcado para as 19h30.

A inscrição para o jantar tem o custo de 20,00€ e poderá ser realizada online, através de um formulário disponibilizado na página do Facebook da Associação dos Antigos Alunos (ASSASB) (https://www.facebook.com/profile.php?id=61567013609433) ou dos seguintes contactos: [email protected] ou 253 202 820.

No contexto da preparação da Festa da Imaculada e dos Seminários, no dia 8 de dezembro, para a qual todos estão convidados a participar, será realizado no dia 2 de dezembro um Concerto Mariano, na Capela da Imaculada, com o Coro de Câmara da Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica.

No dia 3, no Auditório Vita, haverá exibição de um filme. No dia 4, também alusiva à mensagem mariana, decorre a Conferência Oficina de Ícones, na Capela da Imaculada.

No dia 8 de dezembro, durante o dia haverá exposição respeitante ao Centenário e à tarde, entre outros momentos habituais da tarde recreativa da Festa dos Seminários, a apresentação do coral do Chorus Anima Populi, constituído por um grupo de Antigos Alunos dos Seminários de Braga.

Em 2025 as comemorações estendem-se a diferentes cidades e regiões da Arquidiocese de Braga e da Diocese de Viana do Castelo, com a realização de  concertos em Viana do Castelo, a 12 de janeiro, em Guimarães, a 15 de março e em Vila Nova de Famalicão, a 18 de maio. Todos estes concertos contarão com a participação de Antigos Alunos dos Seminários.

No dia 10 de junho, realizar-se-á um novo concerto, desta vez com o Coro Alma de Coimbra.

No final do ano e das comemorações, o encerramento será com a apresentação de um livro alusivo ao Centenário do Seminário.

Um pouco da história

A abertura deste Seminário aconteceu em 1924, num período em que ainda se sentia a onda de anticlericalismo criado com a implantação da república e que conduziu à nacionalização dos bens da Igreja e ao fim do ensino por religiosos nas escolas oficiais.

Para robustecer a Igreja bracarense e a formação dos seus futuros presbíteros, D. Manuel Vieira de Matos sentiu necessidade de levantar uma casa especialmente destinada a jovens com o horizonte da vocação sacerdotal.

Apesar das contrariedades impostas pela conjuntura política daquela época, o objetivo foi bem sucedido, tendo esta instituição bracarense recebido a matrícula de cerca de 10.000 jovens do Minho ao longo deste século de vida, dos quais mais de 1.500 abraçaram o sacerdócio.

Até 3 de novembro de 1977, a Arquidiocese de Braga compreendeu também a área territorial que agora pertence à Diocese de Viana do Castelo, o que fez com que o Seminário de Nossa Senhora da Conceição fosse frequentado por jovens de quase todas as paróquias minhotas.