Arquidiocese de Braga -
8 fevereiro 2025
Quarenta peregrinos percorrem Variante do Caminho de Torres ao da Geira e Arrieiros

DM - Jorge Oliveira
Um grupo de cerca de 40 peregrinos da Diocese de Porto inicia hoje uma peregrinação a Santiago de Compostela pela Variante do Caminho de Santiago de Torres ao Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros.
Luís Miguel Sampaio, promotor deste troço jacobeu, disse ao Diário do Minho que a rota será feita por etapas, começando este sábado na igreja da paróquia de S. Tiago de Sendim, Felgueiras, onde a Variante inicia, até ao concelho de Fafe, onde os peregrinos serão recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, e a vereadora Paula Nogueira.
O programa inclui um almoço de confraternização, seguido de uma visita ao Museu do Rali de Fafe.
“O grupo vai fazer esta Variante por etapas até São Bento da Porta Aberta (Terras de Bouro) e depois passará por Covide/Campo do Gerês, onde a Variante do Caminho de Torres liga ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, e seguirá até Santiago de Compostela”, indicou.
A peregrinação é organizada pela “Pés ao Caminho”, de Jorge Torres, também peregrino, e conta com a colaboração do autor do livro “Variante do Caminho de Torres ao Caminho da Geira e dos Arrieiros. Ultreia et Suseia!”, Alberto Vilela.
Esta obra, publicada em 2023, serve como guia para os peregrinos, tendo sido já apresentada a este grupo em Felgueiras.
Luís Miguel Sampaio e Alberto Vilela destacam o apoio da Arquidiocese de Braga a este projeto jabobeu, nomeadamente do Arcebispo D. José Cordeiro que já participou em duas apresentações da Variante do Caminho de Torres ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, nas cidade de Braga e de Fafe.
Entretanto, estão previstas mais duas apresentações do livro: a primeira em Vieira do Minho, com apoio do município local, e a segunda por ocasião da peregrinação de julho a São Bento da Porta Aberta, com a presença do Arcebispo de Braga e de D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto (autores, respetivamente, do prefácio e posfácio do livro), numa sessão que contará com o apoio da Irmandade de São Bento e do Bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.
Os promotores desta nova rota jacobeia estão a trabalhar também no sentido da certificação religiosa e civil da Variante, com o objetivo de consolidar este percurso como uma rota oficial de peregrinação a Santiago de Compostela.
Está previsto também, até ao fim deste ano, o lançamento de uma nova edição do livro, revista e melhorada, em várias localidades. Este projeto jacobeu vai ser apresentado também na Universidade Lusíada do Porto, durante o Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago, agendado para 20 de maio.
Este percurso, que atravessa sítios de peregrinação como o Santuário da Senhora das Neves, em Fafe, e o Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, que o segundo mais visitado do país, a seguir a Fátima, tem a particularidade de passar por territórios em que os peregrinos têm a possibilidade de experimentar outros caminhos de peregrinação como Via Mariana, que liga Braga a Muxía, na Galiza, e o Caminho Português de Santiago de León de Rosmithal, que passa por várias localidades de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Braga.
A peregrinação deste fim de semana representa mais um «importante passo» na divulgação e promoção desta nova variante do Caminho de Santiago, que liga diversos pontos emblemáticos do norte de Portugal, com o objetivo de enriquecer a experiência dos peregrinos que percorrem esta rota.
A Variante do Caminho de Torres ao Caminho da Geira e dos Arrieiros vai de S. Tiago de Sendim, Felgueiras, até Covide, Terras de Bouro, onde liga ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, numa distância de cerca de 74 Km.
Na Arquidiocese de Braga passa por vários sítios de Fafe (como o santuário da Senhora das Neves), Vieira do Minho, Terras de Bouro ( São Bento da Porta Aberta).
O livro “Variante do Caminho de Torres ao Caminho da Geira e dos Arrieiros. Ultreia et Suseia!”, da autoria do professor Alberto Vilela, publicado em 2023, é um guia ao dispor dos peregrinos interessados em percorrer esta rota, na medida em que sugere e descreve as etapas, com textos explicativos sobre as localidades, o seu património e os símbolos de Santiago.
O livro foi lançado em Felgueiras, com apresentação pelo Arcebispo de Braga, e o apoio do Município. Depois, foi apresentado em Braga, também por D. José Cordeiro, na comemoração do 277.º aniversário da freguesia de S. Lázaro, e mais recentemente na Biblioteca Municipal de Fafe com a presença do Arcebispo de Braga e do presidente da Câmara e da vereadora do Turismo, Paula Nogueira.
O Arcebispo de Braga, que é peregrino dos caminhos de Santiago e de S. Bento da Porta Aberta, tal como D. Roberto Mariz, já manifestou o desejo de percorrer a Variante do Caminho de Torres.
Partilhar