Arquidiocese de Braga -
15 abril 2025
Domingo de Páscoa | C

“Pedro partiu com o outro discípulo”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Colocar a pegada com o “Passo de Esperança” deste domingo: a Alegria.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Cristo ressuscitou – M. Luís
[Rito de aspersão] Vi a fonte de água viva – Az. Oliveira
[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos
[Sequência] À Vítima Pascal – A. Catargeno
[Apresentação dos dons] Foi removida a pedra – A. Cartageno
[Comunhão] Cristo, nosso Cordeiro Pascal – C. Silva
[Final] Ressuscitou! Aleluia! – A. Cartageno
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações do Domingo de Páscoa da Ressurreição
[Prefácio] Prefácio Pascal I
[Oração Eucarística] Oração Eucarística I
[Bênção] Bênção solene da Vigília Pascal
Ministérios Litúrgicos
Neste dia, o ministério litúrgico a destacar poderia ser o ministério do leitor. A “boa notícia” da Páscoa tem de ser anunciada, proclamada, espalhada por todos os cantos do mundo. O leitor também é aquele que tem na sua voz a responsabilidade deste anúncio, particularmente neste dia. Por isso, para valorizar este ministério, propomos a procissão da Palavra, conforme se explica a seguir.
Procissão de Entrada
Sugerimos dar ênfase à proclamação da Palavra, pois nela escutaremos o grande mistério da salvação operada por Cristo em nosso favor. Neste dia, o Evangeliário poderia ser apresentado de forma mais solene, fazendo parte da procissão de entrada da celebração. A valorização deste sinal poderia ser ainda complementada com uma admonição à Liturgia da Palavra.
Admonição à Liturgia da Palavra
Antes da proclamação da Palavra, far-se-á a seguinte admonição, criando disponibilidade interior para a escuta:
A nossa grande festa da Páscoa só foi possível porque Deus nos ama e a todos quer junto de si. Com a ressurreição de Jesus, esse amor manifesta-se plenamente. Após o acontecimento da ressurreição, foi necessário anunciar e testemunhar para todos essa alegria.
Os apóstolos iniciaram essa missão, mas, hoje, todos os evangelizadores e, em particular, os leitores dão continuidade a essa missão, sempre que emprestam a sua voz ao anúncio da Páscoa pela Palavra e sempre que a testemunham nas suas vidas, levando a Boa Nova que é Jesus a todos, para que todos cheguem a Jesus.
Escutemos atentos as maravilhas que Deus fez por nós!
Evangelho para os jovens
“Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se” (Jo 20, 4). A nossa vida também é feita de correrias e de uma ânsia de viver intensamente vários momentos da vida. Os jovens dão testemunho disso quando não se acomodam às suas circunstâncias e têm a ousadia de procurar novas formas de felicidade. O Evangelho diz-nos que nessa “correria da felicidade” haverá momentos em que podemos correr juntos com alguém, ou que poderemos correr cada um ao seu ritmo, sempre na atitude de procura. Pedro e João foram testemunhas da ressurreição, porque ousaram procurar e abrir o coração à esperança. Independentemente do ritmo de cada um, ambos chegaram à meta e contemplaram o mistério. Que assim possa acontecer com os jovens: independentemente do ritmo a que procuram Jesus, saibam que Ele os chama a correr pela felicidade, que os acompanha nessa correria e que, no final, está na meta, para celebrar connosco!
Dinâmica da Páscoa
A seguir à homilia, toda a assembleia será convidada a rezar a oração que está prevista para este Domingo da Páscoa, na pagela em forma de pegada que será entregue a toda a assembleia:
Quero viver a alegria,
quero ser alegria na vida de todos.
Ensina-me, Jesus, a dar a mão
ao meu irmão,
para que juntos partilhemos a Tua alegria.
Confirma os nossos passos,
ajuda-nos a sair em missão,
sendo pequenas acendalhas de fé
na nossa comunidade.
Oração Universal
V/Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo: neste dia santíssimo que o Senhor fez, em que o Espírito nos renova, oremos ao Pai, para que a alegria da Páscoa se estenda ao mundo inteiro, dizendo (ou: cantando), com fé:
R/Pela Ressurreição do vosso Filho, ouvi-nos, Senhor.
Pela Igreja católica e apostólica, para que se alegre santamente nesta Páscoa e proclame que o Senhor ressuscitou, oremos.
Por todos os que foram batizados, para que aspirem às realidades do alto e deem graças pelo seu novo nascimento, oremos.
Pela humanidade inteira, para que acolha a Boa Nova e a Aliança que Deus lhe oferece em Cristo ressuscitado, oremos.
Pelas famílias cristãs, para que sejam alimentadas pelo Corpo e Sangue de Cristo, o Cordeiro pascal, que é a nossa vida, oremos.
Pela nossa comunidade (paroquial), em processo de renovação espiritual e pastoral, para que cresça no amor a Jesus Cristo e dê testemunho da sua Ressurreição, oremos.
V/ Deus santo, Deus da vida, Deus salvador, que na Ressurreição do vosso Filho destes ao mundo a vitória sobre a morte, fazei-nos viver ressuscitados com Ele, deixando-nos conduzir pelo seu Espírito. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
Grande parte do ministério de Jesus é passado à mesa: ora com os pecadores, ora com os discípulos, ou mesmo com os fariseus, seus adversários. Estes até o tratavam como glutão, em contraste com a frugalidade de João Batista. No Evangelho segundo São João, a vida pública de Jesus começa num banquete nupcial em Canaã e, em todos os Evangelhos, ela termina com o grande banquete pascal, onde é instituída a Eucaristia. Diante da perfídia de Judas, Jesus lamenta ser traído por alguém que comia com ele do mesmo prato. Estar à mesa com Jesus marcou de tal forma os discípulos que eles O reconheciam ao partir do pão, e Pedro diz, no seu discurso após a Ressurreição, que Jesus se manifestou a eles que comeram e beberam com Ele.
Sair em missão
Dar razões da alegria sentida por Jesus estar vivo, a alguém da comunidade que esmoreceu na fé.
Download de Ficheiros
c_páscoa_1.docx
Pão na Palavra
1024x768
1080x1920
Partilhar