Arquidiocese de Braga -
9 maio 2025
“Novo Papa apresenta-se ao mundo com uma saudação simples e poderosa”

DM - Francisco de Assis
O padre Paulo Terroso, diretor do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Braga e administrador do Diário do Minho, analisou o perfil e os primeiros sinais do novo Papa, Leão XIV. Para o também membro da Comissão de Comunicação da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, o Papa Leão XIV “apresenta-se ao mundo com uma saudação simples e poderosa”.
Segundo o padre Paulo Terroso, o novo Papa, que veio das Américas, fala com a voz da paz e caminha com o povo. “O novo Papa, Leão XIV, apresenta-se ao mundo com uma saudação simples e poderosa: ‘A paz esteja convosco!’. Estas palavras, as mesmas do Ressuscitado, marcam o início de um pontificado que promete continuidade, coragem e humildade. Missionário no Peru, agostiniano de coração e latino-americano por vocação, o novo Pontífice não escondeu a sua gratidão a Francisco e o desejo de seguir o caminho sinodal: ‘Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa da sua luz’", afirmou.
O administrador do Diário do Minho referiu ainda que na primeira saudação à multidão na Praça de São Pedro, Leão XIV evocou o legado de Francisco, a proximidade dos povos, a dor dos que sofrem e o papel fundamental de Maria, lembrando que “Deus nos ama e o mal não vencerá”.
Por isso, considera que a sua linguagem é clara, desarmada e profundamente evangélica: convida à construção de pontes, ao diálogo, à sinodalidade e ao testemunho fiel do Evangelho.
De acordo com o sacerdote, o novo Pontífice, com palavras espontâneas, falou ao coração de Roma, da América Latina e de toda a Igreja: “Queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que procura sempre a paz”.
A referência à sua amada diocese de Chiclayo, no Peru, foi especialmente emotiva, revelando um Papa com memória agradecida e alma missionária.
Na visão do diretor do DACS, Leão XIV inicia assim o seu serviço petrino com gestos de escuta e proximidade, com a firmeza de quem acredita que a paz e a caridade são possíveis.
Partilhar