Arquidiocese de Braga -

14 maio 2025

Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação, em Gilmonde, Barcelos

Fotografia DR

Equipa de Comunicação e Redes Sociais da unidade pastoral de Fornelos, Gilmonde, Vila Seca e Cristelo

As festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação, promovidas pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação em colaboração com a Paróquia de Santa Maria de Gilmonde, acontecem entre os dias 16 e 18 de maio.

O programa religioso e festivo retoma o modelo anterior à pandemia e à execução das obras de restauro e requalificação da capela, concluídas em setembro de 2023.

Entre os destaques do programa (cartaz em anexo), que tem início dia 16, está a Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Salvação, às 21h, seguida de Procissão de Velas com o andor de Nossa Senhora da Salvação, acompanhada da Fanfarra dos Escuteiros de Milhazes. 

Na noite de sábado, 17, a capela estará aberta para a exposição de andores. Já no Domingo, às 11h, decorre Eucaristia campal em honra de Nossa Senhora da Salvação junto à sua capela, presidida pelo Padre Bruno Lopes e animada musicalmente pelo Grupo Coral de Gilmonde. Às 16h acontece a Oração Mariana, seguida de Majestosa Procissão Solene com vários andores e figurados, confrarias e diversos movimentos paroquiais, associativos e culturais de Gilmonde, acompanhados pela Fanfarra dos Escuteiros de Milhazes.

Estas festas, com grande tradição em Gilmonde, também atraem inúmeras pessoas das localidades limítrofes de Milhazes e Vila Seca, devido à posição geográfica da capela, erguida nos limites de Gilmonde com aquelas duas freguesias. 

A Capela de Nossa Senhora da Salvação é o mais antigo edifício de Gilmonde em funcionamento, feita no ano de 1602, originalmente dedicada a São Sebastião. Nossa Senhora da Salvação é uma invocação mariana única no arciprestado e concelho de Barcelos.

 

HISTÓRIA DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SALVAÇÃO EM GILMONDE

A Capela de Nossa Senhora da Salvação em Gilmonde, concelho e arciprestado de Barcelos, foi edificada após um grave contexto de epidemia que assolou o lugar de Rebordões e arredores, nos anos de 1600 e 1601.

Em finais do séc. XVI e início do séc. XVII, a Europa, Portugal e a região de Braga em particular, encontrava-se "cercada pelos maus ares da peste", epidemia que ficou conhecida por "peste pequena". 

Em Gilmonde e particularmente no lugar de Rebordões, vários moradores foram vítimas deste flagelo em 1601. Como existia no lugar um nicho junto à estrada real (Barcelos-Porto) com a imagem de S. Sebastião, os populares recorriam à intercessão deste santo protetor da peste, da fome e da guerra, para livrar o lugar da epidemia.

Desaparecendo a peste do lugar e arredores de Gilmonde, o povo, em sinal de agradecimento, construiu de imediato uma capela para albergar a imagem de S. Sebastião. Foi no dia 2 de fevereiro de 1602, feliz coincidência da festa da padroeira de Gilmonde, Nossa Senhora das Candeias, que foi feita a escritura de doação do terreno para a construção da capela, a expensas dos moradores locais e da paróquia.

Logo foi construída a capela em honra de S. Sebastião, ou seja, originalmente a Capela de Nossa Senhora da Salvação era designada de Capela de São Sebastião, pois a este santo foi dedicada em sinal de agradecimento pela intercessão junto de Deus perante o alarme da peste. Estava situada no mesmo local atual, mas confinada ao espaço do que é agora a capela-mor. Mais tarde foi ampliada para as medidas atuais, provavelmente em 1747, que parece ser a data que está gravada na fachada.

Desconhece-se a data precisa em que a denominação da capela foi alterada e passou a ter como orago Nossa Senhora da Salvação. Nas Memórias Paroquias de 1758 e nas invasões francesas de 1809 ainda consta como Capela de S. Sebastião.

A entronização da imagem de Nossa Senhora da Salvação deve ter acontecido em meados do séc. XIX, havendo referências e apontamentos de peditórios para a Senhora da Salvação em 1854 e 1855.

A capela, situada nos limites de Gilmonde com a paróquia vizinha de Milhazes, foi objeto de várias intervenções de restauro e conservação entre 1975 e 1978, assim como no final dos anos 90. Em meados de 2016 recebeu várias melhorias no seu interior, nomeadamente na iluminação, e também foi acrescentada uma imagem de Cristo Ressuscitado e uma outra de Nossa Senhora de Fátima. Ainda no ano de 2016, no exterior foi adicionado um painel de identificação da capela.

Por esta altura, a capela passava a receber com regularidade a celebração da Missa nos dias feriais, em rotação semanal com os outros locais de culto da paróquia de Gilmonde.

De arquitetura bastante simples, tem sacristia adossada a norte, fachada virada para nascente, e coro- alto, com acesso pelo exterior, e um único altar. Neste, encontra-se ao centro a imagem de Nossa

Senhora da Salvação, sendo também aqui veneradas as imagens de S. Sebastião - o antigo padroeiro da capela, Santo António, Nossa Senhora do Parto, e Nossa Senhora de Fátima. Em 2023, no contexto das profundas obras de requalificação, restauro e conservação, foi acrescentada uma imagem de S. José, além de uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima.

A capela é o edifício em funcionamento mais antigo de Gilmonde e está situada num cruzamento de várias ruas, acessos e sítios, sendo local privilegiado de passagem para vários locais das freguesias de Gilmonde e Milhazes. Daqui tem-se uma vista privilegiada sobre o Monte da Franqueira e o seu santuário. Ocupa uma área de cerca 310m2 e é a única capela do concelho de Barcelos dedicada à invocação de Nossa Senhora da Salvação.

Por aqui passa a rota dos Bordados e Tecelagem; É na rua da Nossa Senhora da Salvação que estão as oficinas das artesãs gilmondenses que a esta arte tem dedicado grande parte da sua vida, sendo esta também uma característica muito própria do lugar de Rebordões, onde a capela está erguida.

Até 2017, as festas em honra de Nossa Senhora da Salvação ocorriam no 4ª domingo do mês de setembro, duas semanas depois das Grandiosas Festas em Honra de Nossa Senhora da Ajuda, a maior festa da paróquia e uma das maiores e conhecidas no arciprestado de Barcelos. Devido à proximidade no calendário entre estas duas festas - sendo a festa da Senhora da Salvação a segunda maior de Gilmonde, a partir de 2018, inclusive, passou a ser realizada no 3º domingo do mês de maio.

As festas da Senhora da Salvação atraem à sua capela muitos devotos, com a particularidade de receber ao longo dos tempos, também pela proximidade geográfica, muitos devotos das paróquias de Milhazes e Vila Seca. Nos últimos anos, o trajeto da procissão foi idealizado para passar por Milhazes, em sinal de gratidão pelo carinho que o povo daquela paróquia demonstra pela Senhora da Salvação.

Fruto do desgaste próprio do andar dos tempos, a Capela de Nossa Senhora da Salvação demonstrava nos últimos anos a necessidade de uma profunda intervenção em toda a sua estrutura. Assim, várias atividades foram levadas a cabo para arrecadar receitas, nomeadamente após 2019.

Mas é inspirada numa notícia publicada no Diário do Minho sobre o orçamento participativo, que entre um grupo de paroquianos e o pároco, Padre Paulo Sérgio Rodrigues da Silva, surge a ideia de concorrer com um ambicioso projeto de requalificação e restauro desta capela ao Orçamento Participativo Barcelos 2021.

Em janeiro de 2021 começou-se a preparar o processo de candidatura, com o projeto da requalificação da capela a ser idealizado pelo Arq. Nélson Correia, natural de Gilmonde. Vários voluntários da paróquia e diversos movimentos contribuíram para uma forte e extensa campanha de divulgação deste projeto junto da população barcelense. O proponente da candidatura deste projeto foi o próprio pároco à altura, Padre Paulo Sérgio Rodrigues da Silva.

No dia 5 de maio de 2021, são anunciadas as candidaturas vencedoras do Orçamento Participativo Barcelos 2021, entre os quais um dos vencedores foi o projeto “Requalificação, restauro, e conservação da área envolvente da Capela de Nossa Senhora da Salvação - Gilmonde”, que recebeu um total de 544 votos de pessoas residentes ou que trabalham no concelho de Barcelos.

Este resultado permitiu que a paróquia recebesse a quantia de 50.000€ para as tão desejadas obras de intervenção na capela, que conjuntamente com outras verbas arrecadadas e donativos, permitiram dotar este templo de profundas melhorias a todos os níveis, tais como: Construção de nova e moderna sacristia; Construção de um mini- anfiteatro; Renovação e reconfiguração de todo o adro, com novos materiais e iluminação; Abertura na lateral sul de novo acesso ao adro, apropriado para pessoas com mobilidade reduzida; Novo telhado; Novas escadas, agora em metal, de acesso ao coro-alto; Construção de espaços ajardinados; Construção de instalações sanitárias; Renovação de todo o interior, com novos revestimentos de paredes, tetos, nova iluminação, e diversos restauros de imagens, altar, entre outros; Nova mobília para celebrantes e fiéis; Renovação e aplicação de novos materiais no coro-alto; Novo pavimento, agora em madeira; Colocação de quadro com a história da capela no interior; Colocação de placa identificativa no exterior, com oração, imagem de Nossa Senhora da Salvação, QR Code e diversas informações de interesse; Restauro da porta principal, sino, gradeamentos, entre outros.

No dia 14 de maio de 2022 iniciaram-se as obras. No dia 16 de setembro de 2023, este histórico edifício da paróquia de Santa Maria de Gilmonde reabriu ao culto, em cerimónia presidida pelo Senhor Bispo Auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes, e o Padre Paulo Sérgio Rodrigues da Silva, Pároco de Gilmonde, Fornelos, Vila Seca e Cristelo.

Dois dias após a inauguração da requalificação, foi celebrada a Missa, presidida pelo Padre Paulo Sérgio e pelo Padre Adélio Matos, sendo também benzidas as novas imagens de S. José e de Nossa Senhora de Fátima, perante uma multidão de fiéis que encheu a capela e o espaço exterior. O atual pároco, Padre Bruno Lopes, celebrou pela primeira vez aqui no dia 12 de outubro de 2023.

Em 2025, as festas retomam o modelo anterior a 2019, com a presença de diversos andores e figurados, programa religioso no qual consta a Procissão de Velas, a Eucaristia Solene e a Majestosa Procissão, contando com um programa musical e outras atrações festivas e populares.


Download de Ficheiros

Cartaz