Arquidiocese de Braga -

5 agosto 2025

Jubileu dos Jovens: um encontro que deu voz à esperança

Fotografia Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

Portugal esteve representado por mais de 11 mil jovens

Milhares de jovens, provenientes de todos os continentes, reuniram-se em Roma, entre 28 de julho e 3 de agosto, para celebrar o Jubileu dos Jovens 2025. Foram dias intensos de encontro, partilha e descoberta, marcados pela alegria contagiante de uma geração que procura sentido, relação e compromisso. O Papa Leão XIV esteve presente com palavras de proximidade e escuta, respondendo às inquietações dos jovens com verdade e esperança. “Não estamos doentes, estamos vivos”, afirmou lembrando o Papa Francisco no JMJ em Lisboa, desafiando cada um a reconhecer, na própria sede de infinito, o sinal de um coração feito para o bem e para o dom.

Portugal esteve representado por mais de 11 mil jovens, constituindo uma das maiores delegações internacionais presentes. Ao longo da semana, os jovens rezaram, viveram a reconciliação, dialogaram com a cidade, participaram em atividades culturais e artísticas, encontraram jovens de todo o mundo e testemunharam o seu compromisso cristão com criatividade e alegria. Um dos momentos mais marcantes foi a participação na Vigília e na Eucaristia final em Tor Vergata, presididas pelo Papa Leão XIV, que juntaram centenas de milhares de jovens num verdadeiro hino à fé e à esperança.

O Jubileu dos Jovens 2025 deixa uma marca profunda em todos os que participaram: não como um evento isolado, um encontro, mas um encontro com Cristo Vivo como ponto de partida para um caminho renovado. Ao regressarem às suas comunidades, os jovens levam o apelo do Papa a serem presença activa, amizade verdadeira e esperança viva onde vivem, estudam, trabalham e habitam. Roma foi o lugar do encontro — agora, a missão continua.

Esta participação marcante dos jovens portugueses só foi possível graças à dedicação generosa de tantos que caminham com eles no dia a dia. O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil expressa o seu profundo agradecimento aos senhores bispos, aos padres e diáconos, aos diretores dos secretariados diocesanos, movimentos, congregações e associações, aos animadores de grupos, às famílias e a todos os que, com afeto, perseverança, cuidado e fé, tornaram possível esta peregrinação. O seu testemunho discreto, mas essencial, continua a ser semente de futuro e sinal vivo de uma Igreja que confia nos jovens e caminha com eles.

Os jovens portugueses vão encontrar-se no Encontro Nacional de Jovens – Rejoice, no próximo ano, de 24 a 25 de julho de 2026, em Lamego.