Arquidiocese de Braga -
6 agosto 2025
Jovens de Braga concluem Jubileu com momento de oração em Lourdes

DM
DNPJ diz que jubileu foi marcante para os jovens portugueses
Os cerca de 1100 jovens da Arquidiocese de Braga concluíram a peregrinação do Jubileu com a participação em dois momentos de intensa espiritualidade no santuário de Lourdes, em França.
Na tarde e noite de segunda-feira, os grupos, com jovens de todos os arciprestados, tomaram parte numa procissão eucarística e numa procissão mariana. Dois momentos marcados pela fé, devoção e comunhão espiritual.
Os jovens tiveram tempo ainda para fazer um curto passeio na cidade, inserida numa paisagem de montanha deslumbrante na base dos Pirinéus.
Na manhã de ontem, fizeram o caminho de regresso a Portugal, onde chegaram ao anoitecer. A partir da fronteira, os autocarros tomaram a direção das várias localidades dos grupos participantes, incluindo o santuário do Sameiro, o ponto de envio para esta peregrinação, realizada sob o lema “Peregrinos de Esperança”.
Portugal esteve representado por mais de 11 mil jovens, constituindo uma das maiores delegações internacionais presentes no Jubileu dos Jovens, que decorreu em Roma de 28 de julho a 3 de agosto.
Num comunicado, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) refere que estes foram «dias intensos de encontro, partilha e descoberta, marcados pela alegria contagiante de uma geração que procura sentido, relação e compromisso».
«Os jovens rezaram, viveram a reconciliação, dialogaram com a cidade, participaram em atividades culturais e artísticas, encontraram jovens de todo o mundo e testemunharam o seu compromisso cristão com criatividade e alegria», lembra.
Um dos momentos mais marcantes foi a participação na Vigília e na Eucaristia final em Tor Vergata, presididas pelo Papa Leão XIV que dirigiu aos jovens palavras de proximidade e escuta, procurando responder às suas inquietações.
«Não estamos doentes, estamos vivos», afirmou Leão XIV na ocasião, lembrando o Papa Francisco na JMJ em Lisboa.
«O Jubileu dos Jovens 2025 deixa uma marca profunda em todos os que participaram: não como um evento isolado, um encontro, mas um encontro com Cristo Vivo como ponto de partida para um caminho renovado», afirma DNPJ no comunicado, deixando um agradecimento a todos quantos caminharam com os jovens nestes últimos dias, nomeadamente a bispos, padres e diáconos, diretores dos secretariados diocesanos, movimentos, congregações e associações, animadores de grupos e famílias.
O DNPJ espera agora que os jovens difundam a mensagem do Papa e continuem a sua missão com uma presença «ativa, amizade verdadeira e esperança viva», nos locais onde habitam, estudam ou trabalham. E convida-os, desde já, a participar no Encontro Nacional de Jovens - Rejoice, que se realizará nos dias 24 e 25 de julho de 2026, em Lamego.
Partilhar