Arquidiocese de Braga -
27 agosto 2025
Duque leva visão de mundo re-encantado a jornadas de liturgia espanholas

DM - Joaquim Martins Fernandes
O professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Centro Regional de Braga, João Manuel Duque, é um dos principais conferencistas convidados para as XLIX Jornadas de Liturgia da Associação Espanhola de Professores de Liturgia, que decorrem desde ontem até dia 28 de agosto, na Província de Gudalajara, subordinadas ao tema “Liturgia em tempos de incredulidade”.
João Duque abriu na manhã de ontem os trabalhos das jornadas, com a conferência inaugural, que o professor da UCP submeteu ao tema “Liturgia do mundo desencantado: da sacralidade à responsabilidade».
Já na tarde de ontem, o também ex-presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa voltou a apresentar uma segunda comunicação “Liturgia do mundo re-encantado: da religião à espiritualidade”.
Hoje de manhã, dia 27 de agosto, João Manuel Duque volta a contribuir para as Jornadas de Liturgia da Associação Espanhola dos Professores de Liturgia, com a participação numa mesa redonda em que participam também Carlos Chama Seco, professor da Faculdade de teologua do Norte de Espanha (Burgos) e D. Francisco Simón Conesa, bispo de Solsona, na Catalunha. Carlos Chama Seco proferiu também ontem uma conferência subordinada ao tema “O Deus que atua na história e a celebração cristã”. A primeira intervenção do bispo de Solsona é feita a partir das 10h00 de hoje, com a apresentação da comunicação “O anseio pela espiritualidade e o desafio de uma liturgia mistagógica”.
Os trabalhos de hoje incluem a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária da Associação Espanhola de Professores de Liturgia e uma visita à histórica cidade de Siguenza.
Os trabalhos das jornadas prosseguem amanhã, dia 28 de agosto, com a realização de trabalhos por grupos, estando prevista para as 14h00 a sessão de encerramento das Jornadas de Liturgia, que vai decorrer após a eucaristia que é celebrada no Seminário Diocesano de Guadalajara.
Segundo a Associação Espanhola dos Professores de Liturgia, as jornadas inscrevem-se no propósito da promoção do «diálogo com os não crentes» e do «cuidado pastoral» que a Igreja é chamada a dedicar aos não crentes. Trata-se «responder ao duplo mandato de Cristo à Igreja: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16,15), «Fazei discípulos de todas as nações» (Mt 28,19)», acentua a associação, salientando que «este mandato missionário diz respeito a todos os membros da Igreja, sem exceção».
«Não pode ser separado da própria vida da Igreja nem ser reservado a alguns especialistas. É uma missão transversal, que abrange conjuntamente a catequese e o ensino, a liturgia e a pastoral ordinária, as famílias e as paróquias, os seminários e as universidades», sublinha a associação.
Partilhar