Arquidiocese de Braga -

22 setembro 2025

Fiéis convidados a deixarem-se «embalar pelo colo da Mãe»

Fotografia DM

DM - Rita Cunha

O Santuário do Alívio, em Vila Verde, acolheu uma verdadeira e emotiva manifestação de fé por ocasião da romaria/peregrinação da Nossa Senhora do Alívio, que juntou milhares de fiéis na manhã de ontem.

À margem da celebração, o padre Sandro Vasconcelos, presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Alívio,  salientou que esta é uma romaria se assume como «um ponto de encontro que congrega o povo». «É um dia para trazermos a fé para a rua e este é o melhor testemunho que se pode dar», salientou.

Já na celebração da eucaristia, remeteu para o caminho percorrido, nessa manhã, pelos fiéis, desde as igrejas de Vila Verde e Soutelo rumo ao Alívio. «Chegamos aqui acompanhados pela Senhora do Alívio e cá nos tornamos mais fortes neste encontro. A vida é este caminho, o caminho que se torna mais fácil quando o fazemos juntos, é a busca constante da felicidade», começou por lembrar. E aproveitou para questionar: «o que é que buscamos?», lembrando que «vivemos numa sociedade que talvez busque o que tem mais brilho mas que não dá felicidade».

O padre Sandro Vasconcelos vincou ainda que «na nossa vida talvez tenhamos de estabelecer prioridades», como sejam entre sucesso, amor ou dinheiro, sendo que «quando há amor numa casa, o resto tudo se consegue».

Por fim, o sacerdote convidou os fiéis presentes a viajar até à infância, concretamente à primeira casa, o ventre da mãe. Aqui, falou do «colo», da «mãe que dá colo», tal como a Senhora do Alívio. «O colo que protege, onde nos sentimos com segurança, amados, onde nunca nos sentimos sós. Que esta Mãe seja o colo de cada um de vós e que cada um de vós se deixe embalar pelo colo desta Mãe nas horas mais difíceis», disse, numa intervenção emotiva que levou muitos fiéis às lágrimas.