Arquidiocese de Braga -

23 setembro 2025

Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt: 75 anos a levar Jesus e Maria a todos!

Fotografia DR

Campanha da Mãe Peregrina na Arquidiocese de Braga

Foi há precisamente 75 anos, a 10 de setembro de 1950, em Santa Maria (Brasil), quando a Irmã M. Teresinha Gobbo, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, convida João Luiz Pozzobon para uma grande missão: levar a imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt para visitar as famílias. 

Para assinalar os 75 anos da Campanha, decorreu recentemente um grande Congresso Internacional em Santa Maria (10 a 14 de setembro), reunindo mais de 800 participantes de 25 países, incluindo Portugal. Jovens da Argentina foram entregar a imagem da Mãe Peregrina ao Papa Leão XIV, nas vésperas do Congresso.

Em Portugal, vai realizar-se uma celebração nacional a 27 de setembro, no Santuário de Schoenstatt de Aveiro. As centenas de participantes propõem-se caminhar rumo ao futuro, comprometidos com o lema desta celebração: “Em Terra de Santa Maria, Missionários da Esperança!”.

Um pouco da história

João era pai de sete filhos e um católico fervoroso, frequentando assiduamente o Santuário de Schoenstatt de Santa Maria. Tornou-se depois Diácono permanente. A Irmã Teresinha entrega-lhe a Imagem, abençoada no Santuário, com as palavras: “Esta imagem ficará ao seu cuidado (…). Apenas deverá cuidar que peregrine de casa em casa.”

João assume a tarefa de levar a Imagem Peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt às famílias e exerce esse apostolado durante 35 anos, até ao seu falecimento (27 de junho de 1985). Deslocando-se a pé, carregando a imagem de 11 kg, percorreu mais de 140.000 km, estendendo a visita a escolas, hospitais, prisões e aos mais necessitados. 

Em todos esses anos, não parou um único dia. Segundo as suas palavras, consideravase “o burrinho de Nossa Senhora”. No entanto, como testemunha um dos seus filhos, nunca faltou no cuidado da sua família, dizendo: “Se eu me descuidar da minha família, não adianta eu mover o mundo”.

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt alcançou uma dimensão internacional a partir de 1979: João Pozzobon leva a Imagem Peregrina ao lugar de Fundação da Obra de Schoenstatt, na Alemanha, e também a Roma. Hoje, a Campanha está em mais de 100 países, com cerca de 200 mil imagens peregrinas. 

A presença e atuação de Maria, trazendo consigo o seu Divino Filho, multiplica-se por meio das pequenas Imagens da Mãe Peregrina na forma atual, que visitam mensalmente as famílias. Na nossa Arquidiocese, a Campanha da Mãe Peregrina está presente em 22 Paróquias, com 60 imagens peregrinas. 

A imagem da Mãe Peregrina tem-se tornado mais familiar pela presença na bem conhecida «Missão País», que decorre na pausa letiva entre semestres nas várias Universidades portuguesas. “Como missionários da Missão País, levamo-La para todo o lado, para que todos aqueles que vamos encontrando no nosso caminho se possam encontrar também com Ela, e assim também chegar até Jesus.” – dizem os jovens missionários.

A 20 de junho deste ano, pelos 40 anos da morte deste Servo de Deus, o Papa Leão XIV autorizou a promulgação do Decreto que reconhece as virtudes heróicas do Diácono João Luiz Pozzobon, que é agora Venerável. 

Vemos assim reconhecida a atualidade do seu testemunho de vida e missão como esposo, pai de família, Diácono Permanente e incansável peregrino da Mãe e Rainha.

 

Nota: Se quiser receber a imagem da Mãe Peregrina em sua casa, ou para circular num grupo de catequese, escola ou outra instituição, escreva para [email protected]