Arquidiocese de Braga -

30 outubro 2025

Boletim Paroquial de Fafe comemora 75 anos de existência

Fotografia DR

Paróquia de Santa Eulália de Fafe

A Paróquia de Santa Eulália de Fafe celebra os 75 anos de existência do Boletim Paroquial de Fafe “Igreja Nova”. No sábado, dia de Todos os Santos, às 11h, será descerrada uma placa evocativa no edifício onde, desde o ano 2000, o Boletim é impresso. 

“As bodas desta publicação ininterrupta, criada pelo Pe. Manuel Domingues Basto, a 1 de novembro de 1950, deve encher-nos de saudável orgulho, imperioso regozijo e de justo compromisso”, afirma o pároco, padre José Antonio Carneiro .

“O Salão da Matriz, como o chamamos, alberga no rés-do-chão, a antiga Tipografia A Tradição, criada na década de 1940, pelo Pe. Manuel Domingos Bastos e mantida durante 40 anos pelo Cón. Leite de Araújo, num edifício pertencente à Fábrica da Igreja da Paróquia de Fafe que existiu na rua António Cândido”, explica o sacerdote.

Esta data redonda de 75 anos de existência será assinalada com um programa comemorativo que iniciará no próximo sábado e se prolongará durante todo o ano, não só para afirmar o nosso saudável orgulho e imperioso regozijo, mas sobretudo para afirmarmos o justo compromisso de prosseguirmos com este instrumento ao serviço da comunhão e da comunicação, da formação e da informação dos paroquianos.

Deste programa comemorativo faz parte um concerto de Música pelo Coro de Câmara Patris Corde, previsto para 8 de fevereiro de 2026, na Igreja Matriz, assim como a Festa da Gratidão, destinada a todos os atuais e antigos distribuidores do Boletim.

A história do Igreja Nova é longa, feita por vários párocos e uma multidão de paroquianos. Contando cerca de 3750 números publicados, um incontável número de exemplares, formatos diversos, dimensões variadas, imagens gráficas e cabeçalhos originais há uma história única a mostrar. 

“Queremos dar a conhecê-la a todos, ao longo deste ano, de modos diversos. Acalentamos o vivo desejo de desenvolver, com a colaboração do Arquivo Municipal, uma exposição retrospetiva e, ao mesmo tempo, conseguir a sua integral disponibilização digital”, sublinha padre José António.

Reconhecimento e bênção

Em 2020, aquando da passagem dos 70 anos da criação do “Igreja Nova” a paróquia recebeu a Bênção Apostólica do Papa Francisco, como resposta à oferta que lhe foi feita em mão do fac-simille do primeiro exemplar publicado. 

Na carta datada de 22 de fevereiro, o Santo Padre manifestava “o seu apreço e gratidão às sucessivas gerações de escritores e leitores que, semana a semana, deram setenta anos de vida a um instrumento que, no pluralismo das vozes caraterístico da sociedade atual, procura, por assim dizer, amplificar a voz da Igreja”.

Já antes o Igreja Nova tinha recebido a Medalha de Ouro Mérito Concelhio, por deliberação unânime do Executivo Municipal, em 2023.