Arquidiocese de Braga -

16 novembro 2025

“A tua palavra é lanterna para os meus pés e luz para os meus caminhos” (Sl 119,105)

Fotografia DR

Mensagem por ocasião da Visita Pastoral ao Arciprestado de Celorico de Basto

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,

 

É com grande alegria e espírito de comunhão, que vimos ao vosso encontro neste tempo de graça que é a Visita Pastoral, na esperança de que seja, acima de tudo, um momento de proximidade, de oração e de renovação.

A Palavra de Deus, que é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos, ilumina a nossa missão comum: Levar Jesus a todos e todos a Jesus. Não existe missão maior para a Igreja. Somos chamados a ser uma comunidade de discípulos missionários que, fortalecidos pela fé, pela esperança e pela caridade, testemunham o Evangelho com alegria no coração e no serviço concreto aos irmãos.

No centro desta missão está a Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã. Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), jovem beneditino, natural do arciprestado de Celorico de Basto, recordava que “a Santa Missa é o centro de toda a liturgia e a liturgia é a fonte primária e indispensável do verdadeiro espírito cristão”. É da mesa da Palavra e do Pão partido que brota a força para a vida cristã e para a evangelização. O Domingo deve voltar a ser, para todos nós, o verdadeiro dia do Senhor, em que as nossas comunidades se reúnem em torno do altar, celebrando a fé e alimentando-se da presença viva de Cristo.

Queremos também dirigir-nos de modo especial aos jovens. A Igreja precisa de vós e conta convosco! Olhai para o exemplo luminoso do Bernardo de Vasconcelos, que, ainda jovem, soube fazer da sua vida um dom total a Cristo e à Igreja. A sua amizade com Jesus, o seu amor pela Eucaristia e a sua dedicação ao próximo, mostram que é possível viver a juventude em plenitude na fé, na esperança e na caridade. Bernardo compreendeu que o ideal cristão é ser “um só com Cristo” e deixa-nos um testemunho, que ainda hoje continua a inspirar-nos a seguir Jesus sem medo e com coragem.

A caridade é a outra face essencial da vida cristã. Recordamos com gratidão e admiração o Venerável Padre Albino Alves da Cunha e Silva (1882-1973), também ele natural deste arciprestado, que se tornou no Brasil verdadeiro apóstolo da caridade. Enfrentou perseguições, dificuldades e incompreensões, mas não desistiu de servir os pobres, os doentes e os esquecidos. Fundou hospitais, escolas, lares e obras sociais que continuam a transformar vidas, ensinando-nos que a fé autêntica gera sempre obras de amor e que a Igreja só é fiel a Cristo quando se faz próxima dos mais frágeis.

Queridos irmãos e irmãs, nesta Visita Pastoral convidamos todos e a cada um, a redescobrir a beleza de sermos Igreja: uma Igreja que escuta a Palavra, que se alimenta da Eucaristia, que acompanha e valoriza a juventude e que vive a caridade como linguagem universal da fé. Uma Igreja que caminha unida, iluminada por Cristo, a nossa esperança, na corresponsabilidade diferenciada para consolidar todas as dimensões da sinodalidade, nomeadamente os Conselhos Pastorais Paroquiais ou da Unidade Pastoral.

Pedimos-vos que não tenhais medo de abrir o coração à Palavra de Deus, de colocar a Eucaristia no centro da vossa vida, de apoiar os jovens no caminho da fé e de assumir a caridade como estilo de vida.

Que Frei Bernardo, testemunha de fé e esperança, e o Padre Albino, apóstolo da caridade, intercedam por nós, especialmente por todos os pobres, porque “os pobres não são um passatempo para a Igreja, mas sim os irmãos e irmãs mais amados” (Papa Leão XIV). E que Maria, Mãe da Igreja e Senhora do Viso, nos ajude a sermos comunidades vivas, missionárias e acolhedoras.

 

Celorico de Basto, 16 de novembro de 2025, 

IX Dia mundial dos Pobres

 

+ José Cordeiro, Arcebispo Primaz

+ Delfim Gomes, Bispo Auxiliar

+ Nélio Pita, Bispo Auxiliar