Arquidiocese de Braga -

20 novembro 2025

Leão XIV: reconhecermo-nos como irmãos, antídoto para todo o extremismo

Capa do livro do Papa, "A força do Evangelho", publicado pela LEV
Fotografia Vatican News

O novo livro do Papa, "A força do Evangelho: A fé cristã em 10 palavras", foi publicado esta quinta-feira, 20 de novembro, pela Livraria Editora Vaticana. O volume, editado por Lorenzo Fazzini, é uma coletânea de discursos e pronunciamentos

Íntegra da introdução inédita do livro do Papa Leão XIV

"Dez palavras. Dez palavras não são muitas, mas podem iniciar um discurso sobre a riqueza da vida cristã. Para começar, gostaria de escolher três dessas dez palavras, como ponto de partida para um diálogo imaginário com aqueles que vão ler estas páginas: Cristo, comunhão e paz. À primeira vista, podem parecer termos desconexos, sem relação entre si. Mas não é assim. Podem entrelaçar-se numa relação que gostaria de aprofundar convosco, caros leitores, para que juntos possamos compreender a novidade e o significado.

Em primeiro lugar, a centralidade de Cristo. Cada batizado recebeu o dom do encontro com Ele. Foi alcançado pela sua luz e pela sua graça. A fé é precisamente isso: não o esforço titânico de alcançar um Deus sobrenatural, mas o acolhimento de Jesus na nossa vida, a descoberta de que o rosto de Deus não está longe do nosso coração. O Senhor não é um ser mágico nem um mistério insondável. Aproximou-se de nós em Jesus, nesse Homem nascido em Belém, morto em Jerusalém, ressuscitado e vivo hoje. Hoje! O mistério do cristianismo é que este Deus deseja unir-se a nós, tornar-se próximo de nós, tornar-se nosso amigo. Para que nos tornemos Ele.

Santo Agostinho escreve: «Compreendeis, irmãos? Percebem a graça que Deus derramou sobre nós? Surpreendam-se, alegrem-se: tornamo-nos Cristo! Se Cristo é a cabeça e nós os membros, o homem completo é Ele e nós» (1). A fé cristã é participação na vida divina através da experiência da humanidade de Jesus. Nele, Deus já não é um conceito ou um enigma, mas uma Pessoa próxima de nós. Agostinho experimentou tudo isto na conversão, tocando com as suas próprias mãos a força da amizade com Cristo que mudou radicalmente a sua vida: “Onde estava eu ​​quando Te procurava? Tu estavas diante de mim, mas eu afastei-me de mim mesmo e não me encontrava. Muito menos encontrava-Te” (2).

Cristo, além disso, é princípio de comunhão. Toda a sua existência foi marcada por esta vontade de ser ponte: ponte entre a humanidade e o Pai, ponte entre as pessoas que encontrava, ponte entre Ele e os que estavam à margem. A Igreja é essa comunhão de Cristo que continua na história. É uma comunidade que vive a diversidade na unidade.

Agostinho utiliza uma imagem, a de um jardim, para ilustrar a beleza de uma comunidade de fiéis que transforma a sua diversidade numa pluralidade que tende à unidade e que não cai na desordem da confusão: «Possui, irmãos, aquele jardim do Senhor, possui não só as rosas dos mártires, mas também os lírios das virgens, as heras dos cônjuges​​e as violetas das viúvas. Em suma, amados, em nenhum estado de vida os homens devem duvidar do seu chamamento: Cristo morreu por todos. Em toda a verdade, está escrito a Seu respeito: “Ele deseja que todos os homens sejam salvos e que todos cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2,4)» (3). Esta pluralidade torna-se comunhão no único Cristo. Jesus une-nos para além das nossas personalidades, das nossas origens culturais e geográficas, da nossa língua e das nossas histórias. A unidade que Ele estabelece entre os seus amigos é misteriosamente fecunda e fala a todos: «A Igreja é composta por todos aqueles que estão em harmonia com os seus irmãos e que amam o seu próximo» (4).

Os cristãos podem e devem ser testemunhas desta concórdia, desta fraternidade, desta proximidade no mundo de hoje, marcado por tantas guerras. Isto não depende apenas da nossa força, mas é um dom do Alto, uma dádiva daquele Deus que, com o seu Espírito, prometeu estar sempre ao seu lado, vivo junto de nós: «Quem ama a Igreja tem o Espírito» (5). A Igreja, casa de diferentes povos, pode tornar-se um sinal de que não estamos condenados a viver em conflito perpétuo e pode encarnar o sonho de uma humanidade reconciliada, pacífica e harmoniosa. É um sonho que tem um fundamento: Jesus, a sua oração ao Pai pela unidade dos seus. E se Jesus rezou ao Pai, com muito mais razão devemos pedir-Lhe que nos conceda o dom de um mundo pacífico. Por fim, de Cristo e da comunhão, a paz. Que não é fruto da opressão nem da violência, não está relacionada com o ódio nem com a vingança.

É Cristo que, com as chagas da sua Paixão, encontra os seus seguidores, dizendo: "A paz esteja convosco". Os santos testemunharam que o amor vence a guerra, que só a bondade desarma a perfídia e que a não-violência pode aniquilar a opressão. Devemos encarar a realidade do nosso mundo: não podemos tolerar mais as injustiças estruturais em que os que têm mais, têm sempre mais, e vice-versa, os que têm menos, tornam-se cada vez mais pobres. O ódio e a violência correm o risco, como um declive, de transbordar até que a pobreza se propague entre os povos: o desejo de comunhão, o reconhecimento mútuo como irmãos, é o antídoto para todo o extremismo.

O padre Christian de Chergé, prior do mosteiro de Tibhirine, beatificado juntamente com outros dezoito religiosos e religiosas mártires na Argélia, depois de ter vivido um encontro frente a frente com terroristas, recebeu de Cristo, em comunhão com Ele e com todos os filhos de Deus, o dom da escrita de palavras que ainda hoje nos falam, porque vêm de Deus. Questionando-se sobre que oração poderia dirigir ao Senhor após tão difícil provação, falando daqueles que tinham invadido violentamente o mosteiro, escreveu: «Tenho o direito de pedir “desarmem-no”, se não começo por pedir “desarmem-me” e “desarmem-nos”, enquanto comunidade? Esta é a minha oração diária». Na mesma terra do Norte de África, cerca de 1.600 anos antes, Agostinho observou: «Vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos» (6).

Podemos moldar o nosso tempo, através do nosso testemunho, através da oração ao Espírito Santo, para que Ele nos torne homens e mulheres contagiosos de paz, acolhendo a graça de Cristo e difundindo a fragrância da sua caridade e misericórdia no mundo. "Nós somos os tempos": não nos deixemos vencer pelo desespero perante a violência a que assistimos; peçamos a Deus Pai, todos os dias, a força do Espírito Santo para fazer brilhar a chama viva da paz nas trevas da história."

 

Cidade do Vaticano, 16 de outubro de 2025.

 

 

1 Santo Agostinho, Comentário ao Evangelho de João, 21,8
2 Ibidem, Confissões, V, 2, 2
3 Ibidem, Discursos, 304, 3
4 Ibidem, 359, 9
5 Ibidem, Comentário ao Evangelho de João, 32, 8,8
6 Ibidem, Discursos, 80, 8