Arquidiocese de Braga -
12 janeiro 2026
Paróquia de Cabaços celebra Festa de Santo Antão, em ano Santo Franciscano
DM
Um dos pontos altos é a bênção dos animais, no domingo à tarde
A Paróquia de São Miguel de Cabaços, Arciprestado de Ponte de Lima, promove, de 16 a 18 de janeiro, a Festa de Santo Antão, este ano vivida num contexto vocacional, pois neste ano a paróquia vive as festas do padroeiro, S. Miguel, sob a temática franciscana.
Segundo o pároco, padre Paulo Emanuel Dias Martins, por causa dos 800 anos da morte de Francisco de Assis e os 400 anos do martírio do limiano Francisco Pacheco, as festas do “Samiguel de Cabaços” terão por tema “Francisco Santo”.
De acordo com o sacerdote, apesar dos dias fortes das festas serem em setembro, a temática é estudada, tratada e trabalhada ao longo do ano a nível espiritual e pastoral.
O padre Emanuel explica que o Santo António Abade, também chamado Santo Antão, conhecido como protetor dos animais e modelo de vida simples e orante, encontra-se espiritualmente com São Francisco de Assis, o santo da fraternidade universal e do louvor pela criação. Neste horizonte, a Festa de Santo Antão em Cabaços pretende unir tradição, fé, cultura e cuidado da criação, envolvendo a comunidade.
O programa inicia-se a 16 de janeiro, com momentos de oração, celebração e reflexão cultural, destacando-se a meditação do terço, a Eucaristia em honra de Santo António “pequenino”, a sessão cultural “Exulta, felix Lusitania!” na Biblioteca do Adro e, à noite, a iniciativa “Cest’ às 9”, dedicada ao caminho franciscano do “Samiguel de Cabaços” a percorrer neste ano. No sábado, dia 17, dia litúrgico de Santo António Abade, a festa assume um caráter mais popular e comunitário, com a Feira do Fumeiro, atividades formativas e educativas, catequese, música, rosário e a missa em honra de Santo António “Grande”, expressão da devoção enraizada no povo. Domingo, acolhimento na Betânia Paroquial, catequese, reflexão espiritual – “de Sant’ António a Sant’ Antóne; de Francisco a S. Francisco” e Missa. O ponto alto é às 15h30, com a Bênção dos Animais no Oratório de São Francisco, junto à Igreja de Cabaços, «gesto profundamente simbólico num ano franciscano».
Partilhar