Arquidiocese de Braga -

16 abril 2024

Travassos apresenta livro sobre o Padre Alberto Gonçalves Gomes

Fotografia DR

Paróquia de São Martinho de Travassos

“Pe. Alberto Gonçalves Gomes – Fundador da Obra do Amor Divino” é de autoria de José Abílio Coelho

A paróquia de São Martinho de Travassos, Arciprestado de Póvoa de Lanhoso, organizou no passado domingo, dia 14 abril, uma homenagem ao Padre Alberto Gonçalves Gomes (1888-1974), na comemoração dos 50 anos do seu falecimento.

A homenagem começou com um momento de oração de Ação de Graças junto da sua sepultura, no cemitério de Travassos. Seguiu-se o descerramento de uma placa comemorativa na galilé da entrada da Igreja Paroquial. Esta homenagem continuou no interior da Igreja paroquial com a apresentação do livro “Pe. Alberto Gonçalves Gomes – Fundador da Obra do Amor Divino”, da autoria de José Abílio Coelho, historiador e arquivista da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa da Lanhoso. 

A igreja paroquial foi pequena para a grande afluência de paroquianos de Travassos e das paroquias vizinhas, familiares do Padre Alberto Gomes, movimentos paroquiais e muitos membros da Obra do Amor Divino dos vários grupos espalhados pelo país. Estiveram presentes os membros da autarquia local: a Junta de Freguesia de Travassos e a Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso.

No momento da apresentação do livro o autor, José Abílio Coelho, divulgou a sua obra como um trabalho de cariz biográfico, que tem como principal objetivo dar a conhecer a vida e a obra do Padre Alberto Gomes além das fronteiras da paróquia de Travassos, onde nasceu e serviu como pároco até ao fim da sua vida. O livro termina com um conjunto de depoimentos que fazem testemunho do impacto que o Padre Alberto Gomes teve na vida dos seus paroquianos, familiares e tantos outros que se cruzaram com ele em algum momento da vida. 

O Arcipreste da Póvoa de Lanhoso, Padre Albino Carneiro, em representação do Arcebispo da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro, (que atribuiu o “imprimatur” a esta obra), sublinhou alguns passos da vida do Padre Alberto Gomes que são marcas de santidade testemunhadas por muitos ao longo das gerações. Recordou que, além de fundar a Obra do Amor Divino no ano de 1921, foi um afamado pregador e orientador espiritual. Destacou-se, no seu ministério sacerdotal, pela devoção eucarística e pela divulgação da espiritualidade reparadora que, ainda hoje, se vive na Obra do Amor Divino. Foi, ainda, durante vários anos, confessor e diretor espiritual da Beata Alexandrina de Balasar, sendo o último sacerdote que a assistiu e orientou espiritualmente nos últimos anos da sua vida.

Com esta homenagem e com a edição deste livro, a Paróquia de São Martinho de Travassos quer dar a conhecer a vida do Padre Alberto Gomes, para que a sua extraordinária vida deixe de ser um ‘tesouro escondido’ e seja mais conhecido e amado na Arquidiocese de Braga e em toda a Igreja que peregrina em Portugal.