Arquidiocese de Braga -
8 março 2016
Inês Gil assume lugar de destaque internacional
A cineasta portuguesa foi indigitada à presidência de um júri internacional no festival Cinélatino
A realizadora portuguesa Inês Gil vai presidir ao júri da Associação Católica Mundial para a Comunicação (Signis) na 28.ª edição do festival Cinélatino, a decorrer em Toulouse entre os dias 11 e 20 de março, tendo-se gerado grande espectativa com a sua recente eleição. A também professora universitária terá um papel chave neste evento pois só a ele caberão as decisões maiores.
Inês Gil estará ladeada pelas francesas Véronique Bobin, da Associação Cinema e Espiritualidade, e Amélie Pommes, estudante no Instituto Católico de Toulouse, estas na qualidade de júris da iniciativa. As três juradas irão atribuir os galardões “Signis” ao Documentário e Curta-Metragem trabalhados com melhor qualidade e valor, a par dos seus valores humanos, sociais e espirituais.
O festival versa exclusivamente sobre a cinematografia elaborada em contexto Américo Latino. Com particular enfoque sobre o cinema, não deixa de ser inovador no seu propósito ao apresentar o espaço "Descobertas" como vetor de convergência cultural uma vez afeiçoado a projetos de «temáticas fortes e estética singular», que proporcionam a oportunidade de «descobrir ou redescobrir novos realizadores e cineastas confirmados». Por outro lado, o espaço "Outro olhar" premeia «filmes radicais, que oscilam entre beleza delicada e beleza feroz», e a secção Focus" recomenda cerca de trinta ficções sobre figuras colossais da América Latina.
A organização propõe ainda um calendário com possibilidade de encontro com os realizadores, espaço para sessões literárias, exibições, "eventos Tango" e concertos, bem como reuniões educativas e/ou pedagógicas constituídas para enriquecimento cultural e recreativo de crianças e jovens.
Partilhar