13 março 2023

Braga vai receber grupos provenientes de cinco continentes

Fotografia DR

DM - Carla Esteves

Responsáveis de várias dioceses têm-se deslocado à cidade

A Arquidiocese de Braga recebeu a visita dos responsáveis da juventude da Diocese de Limburg an der Lahn, localidade alemã de onde são esperados 150 jovens que ficarão na capital do Minho durante os Dias nas Dioceses (DND), o encontro de jovens de todo o mundo antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, encontro esse que terá lugar de 26 a 31 de julho de 2023.

O  coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens de Braga, Alberto Gonçalves, avançou ao Diário do Minho que, durante os DND são aguardados em Braga grupos de jovens, muitos deles de grande dimensão, provenientes de dioceses dos cinco continentes, que escolheram Braga como destino e “porto de abrigo”  durante os DND.

Até ao momento estão inscritos em Braga 60 grupos de jovens para os DND, com destaque para delegações provenientes de Espanha, França, Alemanha, Coreia, Brasil e Perú. Só do Brasil são aguardados dois grupos de cerca de 500 pessoas

Segundo Alberto Gonçalves, as visitas dos representantes da juventude têm-se sucedido e aumentaram substancialmente ao longo deste mês, estando marcadas visitas de outros grupos para abril e maio, devendo todo o processo burocrático que antecede os DND ficar concluído até ao dia 30 de maio.

"Estes grupos de responsáveis vêm para conhecer o território e para nos conhecer, e também para ultimar pormenores, nomeadamente saber se já têm paróquia para os receber, bem como família onde ficarão instalados os jovens, e saber mais sobre as nossas tradições", contou.

Durante os DND, período que consiste numa espécie de itinerário de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a JMJ Lisboa2023, milhares de jovens estrangeiros vão ter a oportunidade de conhecer 17 das 21 dioceses nacionais, ficando de fora apenas as  chamadas dioceses de acolhimento: Lisboa, Setúbal, Santarém e Forças Armadas e de Segurança.

Os Comités Organizadores Diocesanos têm assim preparados programas adequados com o objetivo de proporcionar toda uma experiência de fé e comunidade, revelando igualmente as tradições, a cultura e património dos que acolhem.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, que decorre entre 1 e 6 de agosto.