12 maio 2016

Reunião mensal do clero da zona pastoral Cidade/Este

Zona Pastoral Cidade/Este

No dia 11 de maio de 2016, no centro arquidiocesano de pastoral.

Na reunião do clero da zona pastoral Cidade/Este, que se realizou no dia onze de maio, foi anunciada a necessidade preparar a inscrição de doentes e idosos para a próxima «Peregrinação dos Frágeis», que vai acontecer na tarde do dia dezoito de setembro, na Cripta do Sameiro.

O delegado de Zona, cónego Manuel Joaquim, confirmou o programa da procissão do «Corpo de Deus», na área do santuário do Sameiro: às 16h30, o Arcebispo preside à eucaristia, na cripta, seguindo-se a procissão em direção à «cruz alta» e terminando no exterior da basílica.

O Sacramento da Confirmação já foi celebrado nas paróquias que faziam parte da zona Este: foram crismados 153 jovens com a presença do Arcebispo, no Sameiro; também já aconteceu a mesma celebração, no dia sete, na igreja de São José de São Lázaro com o «crisma» de 100 jovens. Entretanto, estão previstas mais duas celebrações: em São José de São Lázaro, no dia 14 de maio, para as restantes paróquias da Cidade, juntamente com o grupo de Adultos (150 crismandos); na Sé, no dia 15, com cerca de 170 crismandos oriundos da Cidade e de outras paróquias da Arquidiocese.

O arcipreste, padre António Sérgio, informou que até ao momento, o passeio do clero tem 23 inscrições para viajar até à Galiza, nos dias 11 e 12 de julho, com a visita a locais relacionados com o nascimento e vida de são Frutuoso.

Pelos setores pastorais, foram dadas a conhecer algumas informações relacionadas com os jovens, os acólitos e a caridade.

O assistente arquidiocesano da pastoral de jovens recordou o «Jubileu dos Jovens» que se vai realizar em Vila do Conde e Póvoa de Varzim, no dia quatro de junho: celebração nas Caxinas às 14h30; depois, caminhada até à Póvoa de Varzim, com uma animação que decorre até às 24h, junto da estátua do Cego do Maio.

Para a Jornada Mundial da Juventude há 403 inscritos de toda a Arquidiocese: 180 vão fazer a viagem de avião; 223, de autocarro.

O responsável pelo setor dos acólitos anunciou que o «Jubileu dos Acólitos» está integrado na peregrinação ao Sameiro, com saída da Sé, às 7h do dia cinco de junho.

O delegado da pastoral social e mobilidade referiu que se tem aprofundado a relação entre os vários núcleos das Conferências Vicentinas, no sentido de evitar a duplicação de ajudas, através da informatização dos serviços prestados a cada pessoa/família.

A terminar, recordou-se ainda que no dia 14 de maio, no Sameiro, celebra-se o «Jubileu das Famílias» e no dia 21, o «Jubileu dos Movimentos, Confrarias e Irmandades».

2016.04.18

Zona Pastoral Cidade/Este