Arquidiocese de Braga -

18 setembro 2018

Sínodo dos bispos sobre os jovens vai contar com 408 participantes

Fotografia DR

DACS com Agência Ecclesia

D. Joaquim Mendes e D. António Azevedo são os dois representantes portugueses entre os mais de 150 bispos delegados ao Sínodo.

\n

A Santa Sé divulgou a lista de participantes da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que, entre os dias 3 e 28 de Outubro, vai debater «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». De acordo com o Vaticano, o sínodo vai contar com 408 participantes, onde se incluem 50 auditores, 37 dos quais leigos.

Entre os mais de 150 bispos delegados contam-se dois portugueses: D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, e D. António Azevedo, bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

10 superiores-gerais de ordens/congregações religiosas e vida consagrada foram eleitos para participarem na assembleia. Participam, também 15 presidentes de dicastérios da Cúria Romana, bem como o secretario de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.

O Papa Francisco, presidente da assembleia sinodal, vai presidir à missa de abertura do Sínodo, às 10h de 3 de Outubro, na Basílica de São Pedro.

Segundo o elenco dos participantes do Sínodo dos Bispos, o prior da Comunidade Ecuménica de Taizé, o irmão Alois, é convidado especial e, da lista de delegados fraternos, assinala-se a participação da Igreja Ortodoxa da Roménia, da Federação Mundial Luterana ou do Conselho Mundial das Igrejas, assim como das Igrejas Orientais Católicas que levam 21 representantes ao Sínodo.

O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, é uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. Até agora houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas, respectivamente, em Outubro de 2014 e 2015, numa reflexão dedicada à família.