25 janeiro 2021

Papa Francisco apela a comunicação “transparente e honesta”

DACS

Dia Mundial das Comunicações Sociais é assinalado a 16 de Maio de 2021 e tem como tema “«Vem e verás» (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

No Sábado foi publicada a Mensagem do Papa Francisco para o 55.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala a 16 de Maio de 2021 e tem como tema “«Vem e verás» (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

“Este ano, desejo dedicar a Mensagem à chamada a «ir e ver», como sugestão para toda a expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta: tanto na redação dum jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social. «Vem e verás» foi o modo como a fé cristã se comunicou a partir dos primeiros encontros nas margens do rio Jordão e do lago da Galileia”, explica o Pontífice na Mensagem.

Francisco apela também aos jornalistas para que saiam à rua e gastem “as solas dos sapatos”, não se deixando ficar por “informação construída nas redações, diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais”.

“Se não nos abrimos ao encontro, permanecemos espectadores externos, apesar das inovações tecnológicas com a capacidade que têm de nos apresentar uma realidade engrandecida onde nos parece estar imersos. Todo o instrumento só é útil e válido, se nos impele a ir e ver coisas que de contrário não chegaríamos a saber, se coloca em rede conhecimentos que de contrário não circulariam, se consente encontro que de contrário não teriam lugar”, adianta.

O Papa agradece, no entanto, a coragem dos jornalistas que trabalham com “curiosidade, abertura e paixão”, pedindo-lhes para não esquecerem o mundo menos rico, muitas vezes menos esquecido.

“Quem nos contará a expetativa de cura nas aldeias mais pobres da Ásia, América Latina e África? Deste modo as diferenças sociais e económicas a nível planetário correm o risco de marcar a ordem da distribuição das vacinas anti-Covid, com os pobres sempre em último lugar; e o direito à saúde para todos, afirmado em linha de princípio, acaba esvaziado da sua valência real. Mas, também no mundo dos mais afortunados, permanece oculto em grande parte o drama social das famílias decaídas rapidamente na pobreza: causam impressão, mas sem merecer grande espaço nas notícias, as pessoas que, vencendo a vergonha, fazem a fila à porta dos centros da Cáritas para receber uma ração de víveres”, sublinha.

O Santo Padre refere ainda as possibilidades levantadas pela comunicação digital, capaz de “multiplicar a capacidade de relato e partilha”, mas alerta para os riscos de uma “comunicação social não verificável”.

“Há tempo que nos demos conta de como as notícias e até as imagens sejam facilmente manipuláveis, por infinitos motivos, às vezes por um banal narcisismo. Uma tal consciência crítica impele-nos, não a demonizar o instrumento, mas a uma maior capacidade de discernimento e a um sentido de responsabilidade mais maduro, seja quando se difundem seja quando se recebem conteúdos. Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controlo que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”, afirma.

O Papa Francisco reforça ainda que não há nada que substitua “o ver pessoalmente”, já que algumas coisas só podem ser aprendidas através da experiência.

“Na verdade, não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom da voz, os gestos. O intenso fascínio de Jesus sobre quem O encontrava dependia da verdade da sua pregação, mas a eficácia daquilo que dizia era inseparável do seu olhar, das suas atitudes e até dos seus silêncios. Os discípulos não só ouviam as suas palavras, mas viam-No falar. Com efeito, n’Ele – Logos encarnado – a Palavra ganhou Rosto, o Deus invisível deixou-Se ver, ouvir e tocar, como escreve o próprio João (cf. 1 Jo 1, 1-3). A palavra só é eficaz, se se «vê», se te envolve numa experiência, num diálogo. Por esta razão, o «vem e verás» era e continua a ser essencial”, conclui.

Pode ler aqui a Mensagem completa para o 55.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.