Arquidiocese de Braga -

10 fevereiro 2021

A mulher mais velha da Europa é uma freira francesa de (quase) 117 anos...

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

... que acaba de se recuperar da Covid-19. É actualmente a 10ª pessoa com a vida mais longa da história.

\n

Amanhã, 11 de Fevereiro de 2021, Memória de Nossa Senhora de Lourdes, Lucile Randon completa 117 anos. Desde 1944 que se juntou às Filhas da Caridade, sendo mais conhecida como a Irmã André. Aquela que é considerada a mulher com a vida mais longa da Europa – e a segunda no mundo depois da japonesa Kane Tanaka – acaba de se curar da Covid-19.

Nascida em 1904, em Ales, no sul de França, encontra-se a viver na casa de repouso Santa Catalina Laboure, em Toulon. A 16 de Janeiro, testou positivo para a Covid-19, mas passou pela doença quase sem sintomas. "Estou feliz por estar aqui convosco, mas gostaria de estar noutro  lugar: com o meu irmão mais velho, o meu avô e minha avó", afirmou, em declarações à estação de televisão francesa BFM, sem qualquer receio da morte.

A Irmã, que também sentirá saudades da irmã gémea – falecida em 1905 e sempre presente nas suas orações – perdeu a visão, mas não a boa disposição. Vai comemorar o seu aniversário apenas rodeada por alguns dos residentes devido às restrições impostas pela pandemia.

A Irmã André trabalhou como governanta para os filhos da família Peugeot quando era jovem, antes de se converter ao cristianismo em 1924. Como Filha da Caridade, foi enviada para trabalhar como enfermeira no hospital de Vichy durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 2005, quando fez 105 anos, que está nesta residência em Toulon. Desde 2017 que é a mulher mais velha da França e desde 2019 da Europa. É actualmente a 10ª pessoa com a vida mais longa da história.

Artigo original de Mateo González Alonso, publicado a 10 de Fevereiro de 2021 em Vida Nueva Digital.