15 março 2021

Lausperene 2021 será no Tempo Pascal

DACS

Lausperene começa na segunda semana de Páscoa, dia 12 de Abril, em São Vítor, dia do padroeiro da paróquia e também da Senhora da Alegria, na Arquidiocese de Braga.

A Zona Pastoral da Cidade/Este, do Arciprestado de Braga, reuniu através de videoconferência para debater a melhor forma de reabrir as actividades pastorais de âmbito público, de acordo com o permitido pelo desconfinamento decretado pelo Governo e as normas da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O tradicional Lausperene Quaresmal, instituído em 1710 e tão distintivo do tempo de Quaresma na cidade de Braga, será este ano transferido para o tempo Pascal, começando na segunda semana de Páscoa, dia 12 de Abril, em São Vítor, dia do padroeiro da paróquia e também da Senhora da Alegria, na Arquidiocese de Braga.

Foi relembrado durante a reunião que "já há, felizmente, horas de adoração eucarística quase todos os dias e em várias igrejas da cidade", pelo que os sacerdotes apelam aos fiéis para evitarem ao máximo as aglomerações onde seja quase impossível observar as normas de distanciamento físico.

"Uma das formas de amor para que a pandemia mais nos convoca é precisamente para este cuidado em tudo fazer para evitar ao máximo os perigos de contágio. É, não apenas um cuidado e dever cívico e  de precaução sanitária, mas também de verdadeira fraternidade cristã e atenção amorosa aos outros", referiu o Pe. Carloz Vaz em nota de imprensa.

Como o Dia Mundial da Juventude passou a ser celebrado no último Domingo do ano litúrgico e dia de Cristo Rei, a celebração do Domingo de Ramos será como recomendado pela Conferência Episcopal, bem como outras celebrações da Semana Santa.

"De notar ainda que, quanto à pastoral de jovens, a verdadeira preocupação e acção pastoral não deve estar centrada na preparação em si da participação nas jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, mas no levar à prática a proposta de itinerário espiritual de encontro pessoal de cada jovem com Jesus Cristo, dentro de um caminho de discipulado, abrangendo toda a vida. Este é também o grande e premente desafio para todos os cristãos", conclui o Pe. Vaz.

As restantes eucaristias serão celebradas nos horários normais, incluindo as vespertinas e as de Domingo à tarde, com os cuidados já conhecidos e relembrados pela CEP e pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Os velórios serão feitos aproximadamente uma hora antes da celebração exequial e de acordo com as normas sanitárias.