13 setembro 2021

Togo: Programa do Conselho Mundial de Igrejas capacita crianças contra a violência

DACS com Vatican News

Um programa educacional destinado a crianças contra todas as formas de violência de género foi lançado graças ao Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

O programa educacional publicado pelo Conselho Mundial de Igrejas e adoptado no Togo para ajudar crianças de 7 a 12 anos quando confrontadas com todas as formas de violência é intitulado “Porque Deus me ama: afirmando o meu valor em Cristo”.

De acordo com o site do CMI, o programa é escrito em francês. Foi editado por Yvette A. Kelem e Blandine E. Ackla e foi sobretudo projectado para ser usado por igrejas e grupos religiosos em África.

“É hora de enviar uma mensagem de inclusão a todas as crianças e de estar pronto para mostrar-lhes amor”, disse Kelem.

Defensores da não-violência desde tenra idade

Um dos objetivos do programa, acrescentou Ackla, é ajudar a desconstruir normas e inspirar atitudes seguras e positivas para ajudar as crianças a fazerem escolhas sábias e informadas.

O programa, que é apresentado a educadores e representantes da igreja através de workshops online e presenciais, é uma proposta de educação cristã que incentiva crianças, adolescentes e jovens a tornarem-se defensores activos da não-violência desde a mais tenra idade.

As crianças podem servir a Deus e transformar o mundo

As crianças mais novas são ensinadas em 15 aulas.

“Cada criança tem um potencial e um talento que precisamos de descobrir porque elas podem servir a Deus e transformar o mundo”, disse Ayoko Bahun-Wilson, coordenadora regional das iniciativas ecuménicas de HIV e SIDA do CMI na África Ocidental.

Covid-19: Aumento nos casos de violência sexual e de género

Com a pandemia de Covid-19, a violência sexual e de género aumentou em todo o mundo.

De Março a Agosto de 2020, o Quénia registou pelo menos 5.000 gravidezes entre meninas e adolescentes.

Pelo menos 2.200 casos de violência contra mulheres e meninas foram registados em Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, República do Congo, Chade e Togo.

Artigo publicado em Vatican News a 11 de Setembro de 2021.