Arquidiocese de Braga -

26 outubro 2021

Palência: as crianças também têm voz no Sínodo da Sinodalidade

Fotografia Diocese de Palência

DACS com Vida Nueva Digital

Fase local da diocese castelhana inclui os mais pequenos no processo convocado pelo Papa Francisco.

\n

“O que mais gostas e menos gostas na Igreja?”. Esta questão terá de enfrentar os meninos e meninas da diocese de Palência que joguem ao Jogo do Ganso sobre a sinodalidade e calhem na casa 5, um dos materiais preparados pela diocese para a fase local da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos.

A diocese castelhana publicou online todo o material destes meses em torno do Sínodo da Sinodalidade e os mais pequenos não ficaram de fora.

 

Ninguém excluído

Num espaço online específico, são disponibilizados materiais próprios para grupos de adultos, jovens, crianças, um formulário e propostas para outros grupos e organismos sociais. Adaptados às diferentes realidades, convida-se à escuta, à celebração da fé, à participação, ao diálogo e ao discernimento. 

Deste modo, cumpre-se o pedido de que “se deve ter especial cuidado para envolver as pessoas que possam correr o risco de serem excluídas: mulheres, pessoas com deficiência, refugiados, migrantes, idosos, pessoas que vivem na pobreza, católicos que raramente ou nunca praticam a sua fé, etc.”. 

Além disso, recomenda a organização do sínodo, também se deve procurar “encontrar meios criativos para envolver as crianças e os jovens”. Muito bem dito e feito.

Na fase diocesana de Palência “serão criadas equipas sinodais de zona, compostas por dois sacerdotes (delegado e vogal de zona) e dois ou três leigos. A sua função é coordenar os trabalhos da área, recolher as contribuições dos diferentes grupos e fazer uma síntese para partilha. Além de incentivarem nas paróquias, cidades, etc., à participação”, explica a diocese.

 

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 26 de Outubro de 2021.