14 dezembro 2021

Bispo vende casa para ajudar a compensar vítimas de abuso

Fotografia DR

DACS com La Croix International

O bispo de uma diocese localizada nos subúrbios de Paris pôs à venda residência episcopal para financiar um fundo nacional de compensação para vítimas de abuso sexual da Igreja em França.

O bispo Dominique Blanchet de Créteil, vice-presidente da Conferência Episcopal de França, decidiu vender a sua residência episcopal e doar o valor a um fundo nacional criado para indemnizar as vítimas de abusos sexuais cometidos pela Igreja.

O procedimento foi anunciado a 10 de Dezembro, numa carta que foi lida no fim-de-semana passado em todas as paróquias da Diocese de Créteil, que fica nos subúrbios do sudeste de Paris.

O gesto simbólico, mas concreto, pretende ser uma contribuição da diocese para o intitulado Fundo SELAM.

“Não tínhamos muitas opções para dar uma contribuição institucional, já que somos uma diocese jovem”, disse Carine Cloix, directora da comunicação diocesana.

“Sobretudo porque queríamos evitar categoricamente uma decisão que afectasse paróquias ou fundos para a missão”, afirmou.

A escolha recaiu sobre a residência episcopal, uma casa de cerca de 250 metros quadrados no centro da cidade.

O bispo Blanchet e seu vigário-geral moram actualmente nessa casa. Ambos terão que se mudar, provavelmente para apartamentos “mais modestos” perto da chancelaria diocesana.

A mudança deve ocorrer, o mais tardar, no próximo mês de Setembro.

Blanchet, de 55 anos, foi nomeado Ordinário de Créteil em Janeiro passado.

Membro do Instituto do Prado, um instituto da Igreja secular criado para cuidar dos pobres, foi nomeado bispo pela primeira vez em 2015 para outra diocese.

O pedido da Conferência Episcopal ao Governo

Philippe Guyard, o gestor diocesano de negócios em Créteil, disse que o produto da venda da residência será colocado num fundo bloqueado destinado a complementar o Fundo SELAM.

A diocese fará imediatamente uma contribuição inicial ao Fundo, enquanto o restante poderá ser entregue conforme necessário.

A diocese ainda não anunciou o preço pedido pela casa, mas a venda deve render pelo menos várias centenas de milhares de euros.

No entanto, pode haver um pequeno obstáculo. A legalidade em encaminhar o produto da venda para o Fundo SELAM ainda precisa de ser trabalhada, uma vez que a residência episcopal é propriedade da associação diocesana de Créteil, que, por estatuto, só pode custear as despesas e manutenção da igreja.

A Conferência Episcopal da França deve exortar o governo francês a intervir para permitir que as associações diocesanas contribuam para o Fundo SELAM.

Artigo de Xavier Le Normand, publicado no La Croix International a 14 de Dezembro de 2021.