6 janeiro 2022

Festa do Batismo do Senhor

Paulo Alexandre Terroso Silva

Exposição, adoração e bênção do SS.mo Sacramento. De 8 a 9 de janeiro, das 15h00 de sábado até às 17h00 de domingo, damos início às 24h de adoração mensais.

FESTA DO BATISMO DO SENHOR
Ano 11 – n. 2 [versão impressa]

Pensamento da Semana
Os companheiros dele diziam que Inácio era contemplativo até na acção. A evidência de uma conversão constante vê-se aqui, num fruto de uma coisa que não nasce de um dia para o outro, ou simplesmente de uma visão. A conversão que nós precisamos para a Igreja, como diz o Papa Francisco, não é uma questão de espaços, de voltar a dominar espaços. É uma questão de processos, de tempo.
Temos que ver como aquela ferida despoletou uma conversão que foi acontecendo e que foi comunitária, não foi individual. A conversão gerou comunidade e gerou sinodalidade.
[Pe. Miguel Melo, sj]

10 — B. Gonçalo de Amarante, presbítero [MF]
13 — S. Hilário, bispo e doutor da Igreja [MF]
16 — II Domingo do Tempo Comum

Exposição, adoração e bênção do SS.mo Sacramento
De 8 a 9 de janeiro, das 15h00 de sábado até às 17h00 de domingo, damos início às 24h de adoração mensais. O tempo de adoração tem três intenções principais, para além das particulares: rezar pelo Santo Padre e suas intenções; ser dócil ao Espírito Santo (obedecer à vontade de Deus), protagonista do Sínodo e alma da Igreja; pedir perdão pelos abusos sexuais cometidos por membros da Igreja e a cura das vítimas.

Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos: 18 a 25 de Janeiro
‘Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos Adorá-Lo’ (Mt 2, 2) é o tema para o ano de 2022, que foi preparado pelo Conselho de Igrejas do Médio Oriente. Este ano a celebração ecuménica é na Basílica dos Congregados, no dia 18 de janeiro, terça-feira, às 21h. O momento de oração conta com as presenças de D. Sifredo, bispo da Igreja Metodista, D. Jorge Pina Cabral da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), e de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

Reunião Sinodal
Dia 22 de janeiro, sábado, temos a terceira reunião. O encontro tem lugar no salão da Basílica, com início às 15h15 e termina pelas 16h30.

Download de Ficheiros

Festa_Batismo_Senhor_Ano_C_2022_Congregados.pdf