2 fevereiro 2022

Um décimo dos clérigos da Nova Zelândia acusados ​​de abuso, segundo relatório

Fotografia Natalia Volner/itravelNZ®/Flickr | Creative Commons

DACS com The Tablet

A investigação envolveu reunir registos de alegações de abusos de todas as partes da Igreja na Nova Zelândia.

Um relatório divulgado pela Conferência dos Bispos da Nova Zelândia descobriu que foram feitas alegações de abusos contra 14% do clero diocesano que tem ministrado no país desde 1950.

O relatório, publicado a 1 de Fevereiro, disse que “um total de 1.680 denúncias de abuso foram feitas por 1.122 indivíduos contra o clero católico, irmãos, freiras, irmãs e leigos de 1950 até ao presente, com 592 alegados agressores nomeados”.

“Quase metade dos abusos relatados envolveram danos sexuais”, disse o relatório. “As décadas de 1960 e 1970 foram as décadas com mais abusos relatados, com 75% datados antes de 1990.”

Num comunicado publicado após a divulgação do relatório, o cardeal John Dew, presidente da Conferência dos Bispos da Nova Zelândia, disse que as descobertas da investigação são “horríveis” e algo de que se envergonham “profundamente”.

“À medida que continuamos a responder à Real Comissão dos Abuso e construímos uma igreja mais segura para todos, espero firmemente que factos como estes nos ajudem a enfrentar a triste realidade”, disse o cardeal Dew. “A igreja aprenderá com isto e afirmará o seu compromisso com o trabalho de protecção.”

O relatório foi encomendado pelos bispos do país a pedido da Comissão Real de Inquérito da Nova Zelândia sobre Abusos ao Cuidado, uma comissão independente que investiga abusos contra crianças, jovens e adultos vulneráveis ​​enquanto estão sob os cuidados de instituições estatais ou religiosas entre 1950-1999. A comissão espera apresentar um relatório final ao governador-geral da Nova Zelândia em 2023.

A investigação sobre casos de abuso na Igreja Católica foi conduzida pelo Te Ropu Tautoko, um grupo independente que coordena a relação entre os bispos do país e a Comissão

O Te Ropu Tautoko examinou registos de seis dioceses, 43 congregações religiosas, 428 paróquias católicas, 370 escolas católicas e 67 instituições de assistência administradas por igrejas na Nova Zelândia.

Além das alegações contra o clero diocesano, o relatório disse que 599 denúncias de abuso foram feitas sobre 187 membros masculinos de congregações religiosas, 258 denúncias foram feitas sobre 120 membros femininos de congregações religiosas e 138 alegações de abuso foram feitas contra 103 leigos.

Dos 1.680 relatos de abuso, o relatório afirma que 1.350 envolveram crianças e 164 envolveram adultos, enquanto as idades de 167 supostas vítimas não foram estabelecidas. Quase metade do total de relatos de abuso envolveu “dano sexual contra uma criança”.

O relatório refere 687 casos relacionados com “instalações educativas, 425 para acolhimento residencial, 228 para paróquias e 122 para outras localidades. Outros 219 estavam em locais não identificados”.

A Rede de Sobreviventes dos Abusados ​​por Sacerdotes, conhecida como SNAP, divulgou um comunicado a 1 de Fevereiro a expressar dúvidas sobre a precisão do relatório, dizendo que apenas confirma casos “em que uma queixa real foi apresentada e registada” e que “não deve ser visto como uma lista abrangente de todos os abusos que ocorreram”.

O grupo também observou que muitas vítimas e sobreviventes não denunciaram abusos à Igreja Católica “por medo de represálias”.

“A escala actual de abuso sexual é muito difícil de medir”, disse o grupo. “Dadas as informações que o SNAP detém, a escala real de abuso é muito maior, chegando a doze vezes mais, dado que apenas um em cada 12 abusados denunciou o caso”.

Artigo da CNS, publicado no The Tablet a 1 de Fevereiro de 2022.